Itapemirim terá o Airbus A320 mais espaçoso da aviação brasileira

Uma novidade, anunciada pela Itapemirim na data de ontem (30), mostra que a empresa aérea estreante procurará privilegiar o conforto do passageiro e criar aí uma vantagem competitiva, haja visto que será uma tarefa árdua concorrer com as três grandes empresas aéreas nacionais e ter bons diferenciais competitivo é condição sine qua non de sobrevivência.

Por conta disso, a empresa confirmou que seus Airbus A320 serão configurados para 162 assentos, o que permitirá mais espaço individual a todos os passageiros e o que coloca-o entre os mais espaçosos do Brasil atualmente. Isso porque, segundo dados das empresas aéreas concorrentes Latam e Azul, os outros jatos da mesma família que voam no Brasil possuem uma maior quantidade de assentos.

A Latam Airlines, por exemplo, divulga em seu site, que os seus jatos dos modelos A320 ceo / neo voam com uma configuração entre 168 e 180 assentos. Por sua vez, a Azul opera com configurações de 165 a 174 assentos em sua frota de A320 neo.

No entanto, isso não torna o desafio da Itapemirim menos difícil. É importante ter em mente que não basta apenas assentos espaçosos num momento em que a pandemia ainda afeta fortemente a demanda por viagens. Quando o mercado reaquecer, as concorrentes também brigarão firme para manter sua participação no mercado, devendo haver, portanto, uma forte pressão por preços. As concorrentes também possuem jatos mais novos, o que pode ser um outro trunfo.

Assim, é esperado que a Itapemirim ainda anuncie mais novidades. No final, quem ganha com mais concorrência é o consumidor.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Aeroporto de Navegantes foi uma das pautas de reunião de Santa...

0
A secretária também recebeu informações sobre as ações e investimentos nos aeroportos de Santa Catarina, como a nova Lei de Incentivo ao