Japan Airlines (JAL) lança a low-cost ZIPAIR

Durante uma coletiva de imprensa feita na sede da Japan Airlines (JAL) nesta sexta-feira, a companhia japonesa anunciou a criação da ZIPAIR Tokyo, uma subsidiária low-cost que irá oferecer voos de médio e longa duração a partir de Tóquio.

A empresa deverá começar a operar no verão (inverno brasileiro) de 2020. A nova empresa de início irá operar com o Boeing 787-8 Dreamliner (não se sabe ainda se novos de fábrica ou oriundos da própria JAL) para dois destinos a partir do Aeroporto de Narita em Tóquio: Bangkok e Seul.

Detalhes como serviço a ser oferecido, tarifas, políticas de bagagem, marcação de assentos e configuração interna das aeronaves ainda não foram revelados.

Zíper

O nome ZIPAIR Tokyo ou simplesmente ZIPAIR se origina da palavra inglesa ZIP, abreviado de zíper. Isto se remete a velocidade de como a viagem irá passar ao viajar em uma aérea única como a ZIPAIR.

Em adição a isso também está o número de destinos da companhia, já que em inglês a palavra código postal se traduz como Zip Code.

O logo foi desenvolvido pela consultoria SIX INC de Tóquio, que tem um histórico de sucesso com mais de 400 prêmios pelo Japão e pelo mundo. A fonte utilizada foi a Roman e os tons foram definidos como Harmony Gray e Trust Green. O tom em cinza simboliza um balanço entre custos e satisfação do passageiro, enquanto o verde promove a segurança.

Nome não é novidade na aviação

E muito menos em aéreas low-cost: em 2002 a Air Canada lançou a Zip para competir com a WestJet. A aérea operava com doze Boeings 737-200 Breguinha.

A empreitada não deu muito certo e dois anos depois a empresa foi fechada, sendo as rotas e funcionários incorporados à Air Canada.

O rendering que ilustra essa matéria foi elaborado pelo AEROIN para fins ilustrativos e não simboliza como será a pintura da companhia aérea.

Com informações Assessoria de Imprensa da Japan Airlines

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

TST acata recurso do SNA e ação coletiva contra a Azul...

0
O Tribunal Superior do Trabalho (TST) acatou recurso do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) na ação coletiva, em face da Azul