Japan Airlines recompensará os passageiros que não comem a bordo dos aviões

A companhia aérea japonesa Japan Airlines (JAL) lançou um projeto-piloto em que recompensará os passageiros que optarem por não usar a opção gratuita de comer a bordo em seus voos noturnos entre Tóquio-Haneda e Bangkok. A iniciativa é muito interessante e vai ao encontro a outras já tomadas ao redor do mundo. Apenas o apelido escolhido pela empresa para batizá-la é que virou polêmica, pois foi a chamada Escolha Ética (“Ethical Choice”).

Os passageiros que não desejarem utilizar o food service devem fazer a declaração pelo menos 25 horas antes da saída do voo, por meio do site da JAL. Em troca, os passageiros da classe executiva receberão um kit de amenidades, normalmente oferecido em rotas de longa distância. Enquanto isso, os passageiros participantes da classe econômica e da classe econômica premium receberão um kit de amenidades da classe executiva regional.

O programa ajudará a companhia aérea a reduzir o desperdício de alimentos e outros itens durante o voo, além de reduzir os custos operacionais. Por enquanto, não se sabe se a JAL planeja estender essa opção para o restante de suas rotas.

A rota de Haneda a Bangkok foi selecionada porque a empresa opera seis voos por semana, partindo após a meia-noite. Com esse laboratório, a empresa poderá concluir o benefício da ação e, quem sabe, aplicar a outras rotas.

“Com a experiência, descobrimos que vários clientes preferem deixar de lado o serviço de refeições em voos noturnos, o que resulta em desperdício de alimentos. Continuaremos analisando os comentários dos clientes e podemos decidir expandir o serviço em um futuro próximo”, disse a JAL.

Matéria do nosso parceiro Aviacionline

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Boeing 737 deixa uma das rodas para trás durante a decolagem;...

0
Um Boeing 737 perdeu uma das rodas do conjunto principal do trem de pouso durante o procedimento de decolagem no último domingo.