Japão e Boeing se unem para tornar os aviões mais silenciosos

Boeing 787-8 Dreamliner – Imagem: Guerric / CC BY-NC-SA 2.0, via Flickr

A Japan Aerospace Exploration Agency (JAXA), ou Agência de Exploração Aeroespacial do Japão, anuncia que montou estruturas de pesquisa em parceria com a Boeing para facilitar o desenvolvimento prático de sua tecnologia de redução de ruído de fuselagem, com o objetivo de validação de tecnologia usando uma aeronave de passageiros de tamanho médio com cerca de 200 a 400 assentos.

A JAXA conduz uma série de atividades de pesquisa e desenvolvimento em tecnologia de redução de ruído de fuselagem para diminuir o barulho dos aviões no entorno dos aeroportos.

Para atender à demanda futura de tráfego de passageiros e fortalecer a competitividade internacional dos aeroportos, tem havido discussões para aumentar o número de decolagens e pousos nos principais aeroportos japoneses. Um exemplo é a introdução da nova rota de voo para o Aeroporto Internacional de Tóquio (Haneda), em que aeronaves passam sobre a área central de Tóquio em baixas altitudes para aproximação. 

Apesar do benefício ao tráfego aéreo, por outro lado, também são levantadas preocupações sobre o ruído das aeronaves, e a demanda do público por aeronaves mais silenciosas está crescendo. O desafio da agência é mitigar o ruído em torno dos aeroportos, mesmo com o aumento do tráfego aéreo.

A estrutura visa incrementar a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologia de redução de ruído de fuselagem para o próximo nível. Com base nas metodologias de design estabelecidas por meio do projeto FQRUOH, a JAXA continuará fazendo esforços colaborativos com os fabricantes japoneses para examinar os conceitos de design viáveis ​​para dispositivos de redução de ruído para aeronaves de passageiros de médio porte.

Um trabalho em parceria será realizado com a Boeing Company, que possui ampla experiência na construção de aeronaves de passageiros, para desenvolver um plano de validação por teste de voo. Assim, as estruturas de pesquisa conjunta ajudarão a acelerar o desenvolvimento prático da tecnologia de redução de ruído da fuselagem.

A JAXA planeja identificar conceitos de design para dispositivos de redução de ruído até março de 2022, que será seguido pelo desenvolvimento dos dispositivos para um teste de voo, bem como o desenvolvimento de planos de avaliação em 2023 ou mais tarde.

Projeto FQUROH

O FQUROH é um projeto já existente de demonstração de voo para tecnologia de redução de ruído de fuselagem, que a JAXA conduziu entre 2013-2019 em colaboração com fabricantes de aeronaves japoneses.

O ruído da aeronave durante a subida de decolagem foi reduzido com sucesso, uma vez que os motores ficaram mais silenciosos, no entanto, a redução de ruído na aproximação está estagnada nos últimos vinte anos. 

Uma das principais causas é o ruído da fuselagem, que é o ruído aerodinâmico gerado principalmente por dispositivos de alta sustentação (flaps, slats) e pelo trem de pouso. Para tornar as aeronaves do futuro mais silenciosas, a JAXA tem conduzido uma série de atividades de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias, incluindo o projeto FQUROH.

Informações da Japan Aerospace Exploration Agency

Leia mais:

Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias