Jatinho da Embraer faz decolagem americana com incrível subida em SP

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Uma decolagem captada num vídeo chamou a atenção pela alta performance de um jato executivo fabricado pela Embraer. O registro foi feito num aeroporto paulista e pode ser assistido abaixo (aguarde carregar).

O vídeo mostra um jato, que pode ser do modelo Phenom 300 ou Legacy 450 (a confirmar), realizando uma decolagem de alta performance no Aeroporto de Sorocaba, uma manobra também chamada por alguns de “decolagem americana”.

A “decolagem americana”, que nos EUA é chamada por muitos pilotos de High Performance Take-Off, ou decolagem de alta performance, consiste em decolar com o avião e mantê-lo próximo da pista, em voo rasante, recolhendo o trem de pouso.

Após o avião atingir uma boa velocidade (que não exceda o limite indicado pelo manual) ou o fim da pista, o piloto puxa o manche para que o avião suba numa razão muito maior do que o padrão. Esse tipo de manobra exige experiência e conhecimento do avião, além de saber como fazê-la.

No caso do vídeo acima, o jato da Embraer sobe numa razão superior, exatamente por estar em alta velocidade e com bastante energia. Após puxar o manche, o piloto ainda faz uma curva para a esquerda, entrando no circuito de tráfego aéreo “em tempo recorde”.

Detalhes sobre o jato da manobra ainda não foram divulgadas, mas existe a possibilidade de que ele esteve em Sorocaba, pois ali há as instalações da Embraer Executive Jets.

Essa estrutura da Embraer já foi mostrada anterioremente aqui, num vídeo publicado em parceria com o Comandante Marcelo Trentini, que pilota outra aeronave da fabricante brasileira:

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Boeing 737-800 da Gol inicia um longo voo com destino à...

0
Como adiantamos com exclusividade na semana passada, a Gol Linhas Aéreas acaba de enviar o Boeing 737-800 de matrícula PR-GTN