Jatinho faz decolagem no último instante no Maranhão, veja o vídeo

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Um jatinho executivo Learjet 31A foi registrado no Maranhão decolando no último instante, quase no final da pista. O flagra circula pelas redes sociais e foi repostado pelo Lito, do canal Aviões & Músicas.

Apesar de não citado no vídeo que o Lito publicou, em outro a pessoa que grava fala que o caso ocorreu em Balsas, no interior do Maranhão. A informação foi confirmada por outras pessoas que nos enviaram o vídeo, além de ser fácil identificação pelas marcações da pista, quando comparado com imagens de satélite, além da localização do aeroporto no meio da cidade, algo incomum em cidades pequenas no Brasil.

Vista de satélite do Aeroporto de Balsas © Google Maps / Agência Espacial Francesa / Airbus

Este aeroporto possui uma pista de 1.000 metros de comprimento, segundo dados do Departamento de Controle do Espaço Aéreo da Força Aérea Brasileira (FAB), conforme imagem abaixo. No vídeo o Learjet utiliza toda a pista, além de parte da cabeceira deslocada (indicada por setas após as faixas na cabeceira).

A utilização da porção da cabeceira deslocada (que, segundo o Google Earth, seria em torno de 500 metros a mais e que não está declarada pela FAB) pode ser feita para decolagem, apesar de sempre se valer da distância publicada para cálculos de decolagem.

O jato em questão é um Learjet 31A, matriculado PT-WLO, de fabricação canadense e segundo dados públicos disponíveis no site da ANAC pertence à Alljet Taxi Aéreo, conforme imagem acima. O Learjet é conhecido no meio aeronáutico por ser um “foguete”, já que tem uma razão de subida muito alta, inclusive visível no vídeo depois que o avião sai do solo.

Aguarde o vídeo abaixo carregar:

Ainda não se sabe porque o avião utilizou tanta pista, mas um ponto levantado pelo Lito e pelo narrador do vídeo é que ele estava cheio de passageiros (full pax) e com máximo de combustível (full tank), estando acima do MTOW – Peso Máximo de Decolagem – para o modelo, o que poderia ser uma violação de regras de segurança da aviação, caso confirmada a hipótese do Lito. Certamente, apenas a ANAC poderá dar essa resposta.

Segundo pessoas próximas da operação, a decolagem foi feita desta maneira por se tratar de Transporte Aeromédico, em que um paciente com coronavírus estava a bordo. A decolagem tardia e mais suave teria se dado para não ter impacto sobre o paciente e teria aprovação da ANAC. No entanto, essa informação não pode ser confirmada.

Entramos em contato com a empresa AllJet Taxi Aéreo na noite de sexta-feira (24) para obter mais informações. Atualizaremos quando recebermos um retorno.

Recentemente, outra cena que chamou atenção foi um de um jato soviético Ilyushin IL-62, inclusive o último exemplar civil do modelo em operação no mundo, fazendo uma decolagem no último instante, bem similar ao Learjet. Confira na matéria abaixo:

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Restaurantes do aeroporto do Galeão terão entrega de comida pelo IFood

0
O RIOgaleão fechou uma parceria com o aplicativo iFood, dando início à primeira operação de delivery em um aeroporto brasileiro.