Jatinho Embraer ERJ-135 da FAB leva comitiva brasileira para missão em Israel

Foto do desembarque em Tel Aviv

O Grupo de Transporte Especial (GTE) da Força Aérea Brasileira (FAB) usou um dos seus jatos executivos Embraer ERJ-135 (VC-99) para deslocar a comitiva do Brasil que seguiu em missão diplomática a convite de Israel. Segundo dados do sistema de rastreamento de voos FlightRadar24, a aeronave destacada tem a matrícula FAB2584 e é um dos oito do modelo que compõem a frota executiva da FAB.

A comitiva partiu na manhã do sábado, 6 de março e regressará em 10 de março. Na ida, o voo saiu de Brasília, fez escala em Fortaleza e Valência, na Espanha, antes de seguir a Israel. Os dados do Itamaraty informam que estiveram a bordo da aeronave:

– o Ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo;
– o embaixador Kenneth Félix Haczynski da Nóbrega;
– o Secretário do Ministério da Relações Exteriores, Pedro Paranhos;
– os Deputados Federais Eduardo Bolsonaro e Hélio Lopes;
– o representante do Ministério das Comunicações, Fábio Wajngarten;
– os representantes da presidência da república, Filipe Martins e Max Guilherme Machado de Moura; e
– o representante do Ministério da Saúde, Hélio Angotti Neto.

A visita tem o objetivo de dar seguimento ao diálogo político e à cooperação científica e tecnológica entre os dois países. Também serão discutidos temas do relacionamento bilateral e encontros com representantes de diversos centros de pesquisa científica, inclusive na área de saúde. Entre os tópicos da agenda, destacam-se a cooperação no desenvolvimento de tecnologias, terapias e vacinas para a prevenção e tratamento da Covid-19 e a cooperação entre a Agência Espacial Israelense e a Agência Espacial Brasileira.

Além das visitas a altas autoridades israelenses, a delegação manterá encontros com dirigentes e representantes do Instituto Weizmann de Ciência, do Centro de Pesquisa do Hospital Hadassah e do Centro Médico Sourasky (conhecido como Hospital Ichilov), além da Agência Espacial Israelense.

O Instituto Weizmann possui 65 linhas de pesquisa sobre o Covid-19, incluindo desenvolvimento de vacinas. O Centro Médico Hadassah iniciou pesquisa clínica do medicamento já existente, Allocetra, para fins de tratamento do novo coronavírus. O Centro Médico Sourasky (Hospital Ichilov), por sua vez, desenvolve o spray nasal EXO-CD 24, em ensaio clínico para verificar sua eficácia em pacientes com o COVID-19 em estado moderado e grave.

Representantes dos Ministérios da Ciência e Tecnologia e Inovações e da Saúde definirão parcerias com institutos de pesquisa israelenses para cooperação bilateral em estudos de imunologia e pesquisa sobre medicamentos e vacinas para a prevenção, controle e tratamento do Covid-19.

Em relação à cooperação espacial, as agências espaciais dos dois países tratarão da possível participação do Brasil no projeto israelense “Beresheet-2”, que tem por objetivo levar espaçonave à Lua em 2024.

Com informações do Itamaraty

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias