‘Jatinho’ faz incrível voo direto de 17 horas entre Fiji e o Rio de Janeiro

VQ-BCT Gulfstream G650ER (Private Owner)

No último domingo (11), um Gulfstream G650ER privado surpreendeu quem estava acompanhando o tráfego aéreo do Rio de Janeiro. Não pelo modelo ultra-moderno, nem pelo preço de US$ 70 milhões. Mas pela rota e o tempo de voo.

O jato executivo voou surpreendentes 13.816 quilômetros entre Nadi, em Fiji, e o Aeroporto Internacional RIOGaleão, em 17 horas e 4 minutos de voo. O mais impressionante é que, segundo a fabricante, a autonomia limítrofe do G650ER é de 13.890 quilômetros.

Captura do Flight Aware mostrando o incrível voo do G650

Não temos registro, mas é muito provável que esse tenha sido um dos voos mais longos a chegar ao Rio de Janeiro e, quem sabe, ao Brasil. Igualmente, não conseguimos identificar o proprietário da aeronave. Apesar dela ter registro nas Bermudas, há 99% de chance do dono não ser de lá, já que muitos dos jatos executivos são registrados ali por motivos fiscais e burocráticos.

Assista a um breve vídeo de 25 segundos sobre a aeronave.

Carlos Ferreira

É profissional de marketing e pesquisador de temas relacionados à aviação há quase duas décadas. Leva a câmera fotográfica para onde vai e faz mais fotos de aviões do que dos passeios. Responsável pela linha editorial da revista eletrônica AEROIN.net.