‘Jatinho’ faz incrível voo direto de 17 horas entre Fiji e o Rio de Janeiro

No último domingo (11), um Gulfstream G650ER privado surpreendeu quem estava acompanhando o tráfego aéreo do Rio de Janeiro. Não pelo modelo ultra-moderno, nem pelo preço de US$ 70 milhões. Mas pela rota e o tempo de voo.

VQ-BCT Gulfstream G650ER (Private Owner)

O jato executivo voou surpreendentes 13.816 quilômetros entre Nadi, em Fiji, e o Aeroporto Internacional RIOGaleão, em 17 horas e 4 minutos de voo. O mais impressionante é que, segundo a fabricante, a autonomia limítrofe do G650ER é de 13.890 quilômetros.

Não temos registro, mas é muito provável que esse tenha sido um dos voos mais longos a chegar ao Rio de Janeiro e, quem sabe, ao Brasil. Igualmente, não conseguimos identificar o proprietário da aeronave. Apesar dela ter registro nas Bermudas, há 99% de chance do dono não ser de lá, já que muitos dos jatos executivos são registrados ali por motivos fiscais e burocráticos.

Captura do Flight Aware mostrando o incrível voo do G650

Assista a um breve vídeo de 25 segundos sobre a aeronave.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Pilotos pedem “atalho” em rota após abortarem a decolagem devido a...

0
O voo AF-687 da Air France, de Atlanta para Paris, solicitou o retorno ao portão na terça-feira, 19 de março, devido a uma indicação de porta aberta.