Jato aeromédico que levaria um doente vara pista e cai num barranco em MG

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Uma aeronave do modelo Learjet 31A de matrícula PP-BBV e pertencente à frota da Brasil Vida Taxi Aéreo varou a pista na manhã desse sábado, 2 de janeiro, no aeroporto de Diamantina, em Minas Gerais – a cerca de 300 quilômetros de Belo Horizonte. Segundo informações do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMMG), a aeronave saiu de São Paulo e era um avião-UTI, que seria usado para remover um paciente de Covid-19.

O avião aeromédico saiu da pista no momento do pouso e estavam a bordo os pilotos, uma médica e um enfermeiro, que tiveram ferimentos leves. Os Bombeiros que prestam apoio ao aeroporto rapidamente acessaram o local e controlaram a situação, evitando que houvesse um incêndio.

Após o acidente, no entanto, o jato ainda emitia um alto barulho, como se pode observar em vídeos feitos no local, uma vez que os motores ainda estavam ligados quando a aeronave varou a pista. Informações dão conta de que os motores apenas pararam quando o combustível da aeronave acabou.

O acidente ainda será apurado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) e, portanto, não há ainda informações sobre as causas. Uma consulta da Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) mostra que a aeronave está com certificado em dia.

Nota da Brasil Vida Táxi Aéreo sobre o acidente:

“A Brasil Vida Taxi Aéreo informa que houve ocorrência com uma de suas aeronaves, neste sábado (2). O Learjet 31A, que viajava com piloto, copiloto, enfermeiro e médica, saiu da pista no momento da aterrisagem, no Aeroporto de Diamantina, em Minas Gerais.

O jato possui todas as certificações e autorizações necessárias válidas junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), portanto, perfeitamente apto a operar em qualquer parte do Brasil. O avião opera com manutenção rigorosamente em dia, sob responsabilidade de empresa devidamente certificada.

A empresa foi contratada para uma missão particular no município e enviou outro avião para o atendimento – que já foi realizado. Não havia passageiros a bordo.

Parte da equipe sofreu ferimentos leves e está sendo transferida para Goiânia em uma aeronave enviada pela empresa.

A empresa comunicou a Aeronáutica sobre o evento, a quem caberá determinar a causa do acidente.

A empresa está prestando todo suporte aos colaboradores que viajavam a trabalho, bem como permanece a disposição das autoridades para colaborar com as informações que forem necessárias.

Um responsável da empresa já está no local para tomar as decisões cabíveis.”

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Divulgados os melhores aeroportos e companhias aéreas brasileiras do “Aviação +...

0
O Prêmio Aviação + Brasil 2024 é uma iniciativa da SAC e visa estimular a melhoria na prestação de serviços dos aeroportos e aéreas.