Jatinho sai da pista e perde as rodas após abortar decolagem de última hora

Um jatinho Dassault Falcon 900EX acabou saindo da pista na Califórnia após abortar a decolagem de última hora. No processo, acabou por perder suas rodas. Veja no vídeo abaixo (espere carregar).

O incidente aconteceu no Aeroporto Montgomery, em San Diego, ao sul da Estação Aeronaval dos Fuzileiros de Miramar, conhecida por ser o local de gravação do filme Top Gun.

O jato envolvido é o Dassault Falcon 900EX, de fabricação francesa, e registrado nos EUA como N823RC. A empresa proprietária do jato é a Aerospike, referência no setor de proteção e elaboração de banco de dados, tendo como clientes a Adobe, Paypal, Nokia e Snapchat.

Segundo a CBS News, o jato estava decolando da cabeceira 28R, que tem 1.400 metros de comprimento para um voo de seis horas até o Havaí, quando a tripulação percebeu um problema mecânico e decidiu abortar a decolagem.

Vista aérea do Aeroporto Montgomery © Craig Butz

Relatos de pilotos que estavam no local apontam que a desistência da decolagem ocorreu numa velocidade muito alta, possivelmente após a velocidade de decisão (V1), o ponto onde seria seguro abortar e parar o avião com segurança.

O Aeroporto Montgomery é o segundo mais movimentado de San Diego, ficando atrás apenas do Aeroporto Internacional da cidade. Muitos pilotos e operadores preferem Montgomery para voos privados, já que está mais perto das praias e do centro financeiro, em contraste com o outro aeroporto executivo, o Gillespie Field, que é maior porém bem mais afastado e já na cidade vizinha de El Cajon.

A bordo do Falcon estavam cinco passageiros além de dois tripulantes, e felizmente nenhuma pessoa ficou ferida no incidente. Ao sair da pista e ter contato com a terra, os trens de pouso da aeronave colapsaram e acabaram se desprendendo do avião, causando sério danos à aeronave.

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias