Jatinho sai da pista e é segurado pela cerca após pousar no Aeroporto da Pampulha

Jato foi parado pela cerca e quase atingiu antena © PMMG

Um jatinho executivo Gulfstream G200 saiu da pista após pousar no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

O avião sinistrado tem matrícula PR-AUR e é um jato executivo de fabricação americana, que pousou pela cabeceira 13 do Aeroporto da Pampulha, próximo à Lagoa, mas depois de tocar a pista não conseguiu parar, tendo ultrapassado a cabeceira oposta (31), caído num barranco e parado próximo à antena do localizer (LOC), que é um instrumento que emite sinais de rádio para posicionar a aeronave lateralmente.

Segundo dados do aplicativo de rastreamento de voos FlightRadar24, o jato decolou, fez um circuito em volta do aeroporto e pousou novamente, tendo atingido a cerca do aeroporto a uma velocidade próxima de 60 nós (111 km/h).

No círculo vermelho a área onde o jato parou – Google Maps

Em áudios que circulam por mídias sociais, informam que nenhum dos ocupantes sofreu ferimentos graves, e já foram retirados da aeronave.

Outras pessoas apontam que o jato fez o circuito de tráfego para outro pouso porque se tratava de um voo de instrução e que os pilotos estariam praticando o chamado Toque e Arremetida, mas esta informação não pôde ser confirmada ainda.

Segundo dados públicos do Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), a aeronave está em nome da WRV Empreendimentos, que é a controladora do Supermercados EPA e MartPlus, com grande presença em Minas Gerais. A situação de aeronavegabilidade é normal até o momento do acidente.

Imagens gravadas pelo helicóptero Pégasus (Airbus H125 Esquilo) da Polícia Militar de Minas Gerais mostram detalhes da cena após o impacto:

Até o momento da publicação desta reportagem o Aeroporto da Pampulha está com as operações de pousos e decolagens suspensas devido ao ocorrido.

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

O grande avião AN-225 volta para casa após 12 voos, saiba...

0
A empresa aérea apresenta um bonito vídeo do pouso do gigante AN-225 de volta a Kiev, que aconteceu na quarta-feira.