Avião Airbus A350-1000 faz pouso duro e narrador vai à loucura

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Um famoso entusiasta britânico, conhecido pelas narrações de pousos e decolagens em seu canal do YouTube, foi à loucura com um pouso duro de um Airbus A350-1000 durante um dia de fortes ventos no Aeroporto Internacional de Heathrow, em Londres.

O flagra foi gravado por Jerry Dyer, criador do canal BigJetTv, que é muito popular na Europa ao fazer transmissões ao vivo da movimentação em aeroportos, transmissões estas que duram até seis horas em alguns casos.

Além da boa qualidade de filmagem e transmissão estável, Jerry é conhecido por comentar os pousos, com bom humor e dando detalhes técnicos, que tornam a transmissão quase um evento esportivo, acompanhado por milhares de pessoas, que comentam entusiasmadas em seu canal.

E ele foi ao delírio nessa semana, quando um Airbus A350-1000XWB da British Airways, de matrícula G-XWBF, vindo de Dubai e já atrasado duas horas, fez um pouso “fora do padrão”. Na verdade, o avião fez um pouso duro após uma difícil aproximação com fortes ventos, de até 29 nós (53 km/h) de velocidade, que inclusive causou arremetidas de aeronaves que se aproximaram antes.

Pelo vídeo acima, é possível ver que a aeronave pousou tão forte que acabou rebatendo (bounced) e voando novamente por alguns instantes, num “boom”, segundo Jerry, que depois comenta com a expressão britânica: “Oh My Goodness”.

Depois, Jerry comenta: “não quero fazer nenhum julgamento, mas esta foi por pouco, ele (piloto) tem que ficar de olho na traseira”, comentando sobre uma batida de cauda (tailstrike) ter estado próxima de acontecer.

O jato, o último A350-1000 recebido pela British Airways ainda em maio, não sofreu nenhum dano aparente, tendo seguido no dia seguinte para Tel Aviv, em Israel.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagens pela Avianca Brasil e Azul Linhas Aéreas. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias