Em vídeo, jato Boeing 737 bate de frente com pássaro durante aproximação final

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Um Boeing 737 colidiu com um pássaro durante a aproximação final, atingindo em cheio o pára-brisa direito do avião, que continuou o pouso normalmente apesar do ocorrido.

O caso aconteceu no Aeroporto Internacional de Teerã – Mehrabad, na capital do Irã, envolvendo um Boeing 737-400 de matrícula não confirmada, mas que seria da empresa aérea Aseman Airlines.

O jato pousava na pista 29L quando um pássaro “kamikaze” aparece e atinge o avião, deixando uma grande mancha de sangue no vidro do lado direito do jato, onde fica o primeiro-oficial que, por reflexo, se assusta com o evento – naturalmente.

Aseman Boeing 737
Boeing 737 da Aseman pousando na mesma pista em Teerã © Divulgação

Com a visibilidade prejudicada, o comandante assume o pouso visual e o realiza sem problemas. O vídeo foi postado pelo comandante Milad Bastani em seu perfil do Instagram. Ele afirma que seu irmão estava no voo e flagrou o bird-strike.

Bird-strikes durante a aproximação final são perigosos quando atingem os dois motores, ainda assim, menos críticos do que quando isso acontece no procedimento de decolagem. Quando a colisão acontece contra o vidro do cockpit, o risco para a operação é praticamente zero.

A Aseman Airlines é uma companhia iraniana baseada em Teerã, que hoje conta com 25 aviões dos modelos ATR 72, Airbus A320 e A340, Boeing 737 e Fokker 100 na frota.

A empresa foi a última a manter o Boeing 727 de passageiros em voos regulares, tendo aposentado o último clássico trijato no ano passado:

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Sinta-se no lugar do piloto da Azul em um voo de...

0
A todos que gostam de acompanhar bonitos vídeos no cockpit de aviões comerciais, trazemos hoje mais uma sugestão de uma interessante gravação.