Jato Boeing 767 arrasta a cauda no chão na decolagem e pista fica fechada

Um incidente foi registrado em vídeo na manhã de hoje, 29 de agosto, no Japão, quando um jato Boeing 767 cargueiro arrastou sua cauda contra a pista durante a decolagem.

O chamado tail-strike, que é o termo em inglês para a batida da cauda, ocorre quando o avião inclina o nariz de maneira excessiva, seja na decolagem, no pouso ou algumas vezes até em uma arremetida.

Neste caso do Boeing 767 da canadense Cargojet Airways, de matrícula C-GUAJ, o piloto parece ter comandado o avião para um ângulo de subida muito elevado antes que o jato pudesse sair por completo do chão, levando a cauda a chegar à pista.

Na transmissão ao vivo feita pelo canal love4649jack, é possível ver fumaça sair da cauda do avião logo após ele sair do chão, indicando o tail-strike. Quando a aeronave passa mais próxima à câmera, é possível notar o que parece ser uma marca escura na parte inferior da cauda.

Apesar do contato, a decolagem continuou normalmente e o avião prosseguiu para Vancouver, que era seu destino original.

Trajetória do voo após a decolagem com tail-strike – RadarBox24

Segundo o portal AviationSafetyNetwork, foi encontrado na aeronave um dano de 31 cm de comprimento por 15 cm de largura e de 1 até 2 cm de profundidade.

Já a pista do Aeroporto de Narita teve uma luz da linha central danificada, e ficou fechada por mais ou menos 1 hora e meia, causando atrasos em seis voos que decolariam de Tóquio.

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Aeroporto Carlos Prates tem hoje evento gratuito de exposição de aviões...

0
Para celebrar o Dia do Aviador e ajudar a salvar o local, uma associação faz hoje um evento gratuito no Aeroporto Carlos Prates.