Jato de farmacêutica brasileira é visto na Rússia em negociação da vacina Sputnik V

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Enquanto a CoronaVac é distribuída pelo país e a da AstraZeneca não tem ainda uma data de chegada definida, a russa Sputnik V está cada vez mais próxima do Brasil, e uma empresa farmacêutica voou até Moscou para negociá-la.

O voo foi executado pelo Bombardier Global 6000 da União Química, grande farmacêutica brasileira que está produzindo a vacina em Brasília, apesar de seu pedido para uso emergencial ter sido indeferido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) devido à documentação faltante.

A expectativa da indústria é que, ainda nesta semana, seja submetido novamente o pedido, com mais dados dos dos testes, especialmente os da Fase 3, a mais abrangente no desenvolvimento do imunizante.

Por conta de todo esse movimento, o jato de matrícula PS-UQN, que pertence à União Química Nacional, seguiu de Brasília para a Ilha do Sal, em Cabo Verde, e depois Moscou, em 11 de janeiro. Segundo dados do FlightRadar24, a jornada toda levou 19 horas ao todo, sendo 12 horas e 41 minutos de voo, com executivos da farmacêutica a bordo.

As imagens deste longo voo foram compartilhadas em post público pelo Comandante do Global 6000, Daniel Bastos, em sua página no LinkedIN. Nelas, é possível ver o momento em que a aeronave se preparava para partir do Aeroporto de Moscou, repleto de neve e também um caminhão de degelo dando apoio.

Ainda não existe previsão para que as vacinas da União Química e do Fundo Investimentos Diretos da Rússia sejam liberadas no Brasil, outro ponto é que apenas o governo da Bahia a estaria negociando, por enquanto. Dos países mais próximos do Brasil, a Argentina tem usado a vacina russa em seu início de vacinação.

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

O dia em que passageiros voaram sentados em cima de...

0
Operação histórica, levou Guernica, o quadro mais famoso de Pablo Picasso, de volta para a Espanha depois de 40 anos longe da terra natal.