Jato Embraer E195-E2 abre nova base da Helvetic no único aeroporto binacional do mundo

Embraer E195-E2 da Helvetic, quando ainda em teste na Embraer

A companhia suíça Helvetic Airways anuncia que estreou hoje, 8 de julho, seu primeiro jato brasileiro Embraer E195-E2 em operações comerciais, e já o posicionou para ser o responsável por inaugurar sua mais nova base no único aeroporto binacional do mundo.

Como acompanhamos pouco mais de 10 dias atrás, a empresa aérea europeia recebeu da Embraer no final de junho o 1º exemplar de sua encomenda de quatro jatos E195-E2. O E-Jet de nova geração, de matrícula HB-AZI, chegou a Zurique no dia 25, e, desde então, havia feito alguns voos não comerciais.

Hoje, no entanto, a Helvetic Airways informa que fez a estreia comercial do jato em um voo de Zurique até Bern, e depois até Basel, cidade conhecida em português como Basileia, que fica na fronteira da Suíça com a França e com a Alemanha.

O curto voo entre Bern e Basel durou apenas 20 minutos, conforme registrado pela plataforma RadarBox de rastreamento de voos:

O E195-E2 voando hoje até o EuroAirport Basel – Imagem: RadarBox

E é nesta cidade fronteiriça, ou melhor, na comunidade francesa de Saint-Louis logo do outro lado da fronteira, que se localiza o EuroAirport, o único aeroporto no mundo administrado conjuntamente por dois países, a França e a Suíça, por uma convenção internacional de 1949.

O aeroporto EuroAirport Basel Mulhouse Freiburg fica a 3,5 km a noroeste da cidade suíça de Basel, a 20 km a sudeste da francesa Mulhouse e a 46 km ao sul-sudoeste da alemã Freiburg im Breisgau.

O EuroAirport Basel – Imagem: Aero Icarus / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

A Helvetic Airways posicionará duas aeronaves de sua frota de E-Jet da Embraer no EuroAirport, sendo o primeiro o HB-AZI que hoje por lá chegou. A nova operação da companhia no único aeroporto binacional do mundo será para voos de finais de semana para a ilha grega de Santorini, para a cidade espanhola de Jerez e para Larnaca, no Chipre.

“A chegada da Helvetic Airways traz novos destinos de lazer atraentes para a gama de serviços aéreos de nosso EuroAirport, que serão servidos com aeronaves de nova geração mais silenciosas e com baixo consumo de combustível”, disse o Diretor do EuroAirport, Matthias Suhr.

A empresa aérea, entretanto, não especificou qual será o modelo da segunda aeronave que será baseada em Basel. Além do HB-AZI, também já chegou a Zurique, no dia 1º de julho, o HB-AZJ, segundo E195-E2 da frota.

Além deles, a Helvetic tem mais 12 aviões Embraer, sendo oito E190-E2 e quatro E190 da geração anterior.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Avião Boeing 737-700 Gol Linhas Aéreas

GOL mantém bom ritmo mensal em novembro, veja os dados que...

0
A companhia transportou cerca de 2 milhões de passageiros em mais de 14,2 mil decolagens, incluindo o retorno de rotas internacionais.