Início Empresas Aéreas

Jato Embraer E2 da bielorrussa Belavia está pronto e realiza primeiro voo

A Embraer já está se preparando para a entregar o primeiro jato do modelo E195-E2 bielorusso, que comporá a frota da Belavia Airlines, única empresa aérea regular do país. Ele foi visto em voo nessa quinta-feira, 17 de dezembro.

Como mostra a foto acima, o jato foi flagrado em São José dos Campos após o seu primeiro voo, ainda com a matrícula brasileira (e provisória) PR-EFD. O avião fez voos de teste pelo Vale do Paraíba antes de retornar para o aeroporto, onde localiza-se a planta da fabricante brasileira de aeronaves.

A Belavia encomendou três unidades, todas elas novas de fábrica, do modelo Embraer 195-E2, que serão arrendadas através de uma estrutura de leasing da empresa AerCap. Por sua vez, a AerCap tem cerca de 45 aeronaves desse modelo reservadas com a Embraer.

Na ocasião da encomenda, em fevereiro de 2020, havia sido anunciado que a primeira aeronave estava programada para ser entregue em dezembro de 2020, com as duas restantes em março e abril de 2021. Mas, por causa da pandemia, o cronograma acabou atrasando um pouco e o primeiro jato será entregue apenas em janeiro.

A frota da Belavia é composta de jatos Boeing 737-300 e -500 da série Classic e 737-800 da série Next Generation (NG). Além disso, ela possui jatos Embraer E1 dos modelos E175 e E195. Além dos E2 encomendados, a empresa também comprou novos jatos Boeing 737 MAX.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Sair da versão mobile