Jato Embraer KC-390 da FAB lança paraquedistas pela primeira vez

Sargento Bianca Viol e Soldado Anderson Soares / CECOMSAER; Ala 2; BASP

O Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus, localizado em Anápolis (GO), realizou, no dia 9 de dezembro, o primeiro lançamento de paraquedistas durante missão operacional na aeronave KC-390 Millennium. Após um ano de operação na Força Aérea Brasileira (FAB), o vetor realizou sua primeira missão de Assalto Aeroterrestre, lançando militares da Brigada de Infantaria Paraquedista do Exército Brasileiro (Bda Inf Pqdt). Durante a certificação do jato, foram realizado testes pela Embraer com um número menor de paraquedistas.

O treinamento está sendo feito para o Exercício Operacional Culminating, que será realizado no estado da Louisiana, nos Estados Unidos. Estão previstos lançamentos de tropa paraquedista brasileira e americana, utilizando as aeronaves C-17, C-130J e o KC-390 Millennium.

A operação internacional trata-se de um simulado de guerra convencional, a qual prepara militares e tripulações para operação em missões de infiltração aérea, visando atuação em localidades de conflito.

O treinamento teve inicio em Anápolis com o módulo contratual Operational Familiarization (OPFM), ministrado pela EMBRAER, para capacitação dos primeiros tripulantes instrutores da aeronave KC-390 Millennium em lançamento de paraquedistas pelo método semiautomático ou enganchado.

A Bda Inf Pqdt participou do treinamento realizado em Anápolis com o objetivo de desenvolver a doutrina de lançamento de pessoal nas aeronaves KC-390 Millennium para a tropa terrestre. Militares da Brigada Paraquedista, no Rio de Janeiro (RJ), também participarão do Exercício Operacional Culminating.

Também como parte do treinamento, o  Esquadrão Zeus realiza, no período de 14 a 16 de dezembro, lançamentos de pessoal na Zona de Lançamento da Base Aérea dos Afonsos, no Rio de Janeiro (RJ).

Segundo comandante do Esquadrão, Ten Cel Av Luiz Fernando Rezende Ferraz, esta atividade eleva a capacidade de emprego da aviação de transporte. “Marca o início da vida operacional militar do KC-390, apontando para sua capacidade multimissão, que será explorada em pouco tempo pela Força Aérea Brasileira”, concluiu.

Fotos: Major Diniz / 1º GTT

Informações da FAB

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias