Jato Embraer Phenom 100 tem início de incêndio ao arrastar-se de barriga no pouso

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Avião Jato Executivo Embraer Phenom 100 Luxwing Le Bourget
O Phenom 100 envolvido no acidente – Imagem: James / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

Um jato executivo Phenom 100, de fabricação da brasileira Embraer, enfrentou uma aterrissagem problemática e arrastou-se de barriga na manhã de ontem, 8 de fevereiro, na França.

O Escritório de Investigação e Análise para Segurança da Aviação Civil da França (BEA) informou na segunda-feira que, após ser comunicado sobre o acidente, enviou 5 investigadores para a pista do Aeroporto de Le Bourget (o Escritório é baseado no próprio Aeroporto), que fica próximo à cidade de Paris e é bastante conhecido por sediar um dos maiores eventos de aviação do mundo, o Paris Air Show.

Segundo o BEA, a aeronave envolvida é registrada sob a matrícula 9H-FAM, e houve uma saída de pista (“runway excursion”) e um início de incêndio. A mídia francesa informa que o jato, operado pela empresa maltesa Luxwing, especializada em voos charter de alto padrão, pousou de barriga e arrastou-se por cerca de 800 metros até a parada, porém, aparentemente o trem de pouso teria se fechado após o pouso.

Dados do FlightRadar24 mostram que o Phenom partiu de Veneza, na Itália, e pousou após 1 hora e 44 minutos em Le Bourget de forma direta, sem antes efetuar qualquer procedimento de espera nas imediações.

O Phenom 100 chegando a Le Bourget ontem – Imagem: FlightRadar24

Assim, diante desse comportamento, e até o momento sem informações divulgadas sobre uma declaração de emergência por parte do piloto, não é possível saber se ele tinha consciência de que estava pousando com algum problema nos trens de pouso.

Os bombeiros do aeródromo responderam rapidamente e em menos de 1 minuto já teriam chegado ao local para conter as chamas. Conforme relata o Aviation24, havia três pessoas a bordo, e todos passaram por atendimento dos serviços de emergência, porém sem registro de ferimentos.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias