Jato Embraer que perdeu controle em voo será desmanchado em Portugal

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Um Embraer E190, que ficou conhecido após ter perdido o controle em voo em Portugal, devido a cabos de controle invertidos, será desmanchado.

Foto por NewsAvia

A informação foi divulgada pelo portal NewsAvia e o jato em questão é o Embraer E190 da empresa Air Astana, do Cazaquistão, que em novembro de 2018 teve um grave problema após decolar de Lisboa e perder os controles, com a tripulação lutando para recuperar o jato, que subia e descia de maneira abrupta.

Tratava-se de um voo de testes pós-manutenção na OGMA, uma subsidiária da Embraer, e o jato teve que ser desviado para o Aeroporto de Beja onde fez um pouso de emergência escoltado por caças F-16 da Força Aérea de Portugal. A carga estrutural imposta sobre a aeronave foi tão grande que os danos foram considerados irrecuperáveis, tornando a operação de reparo inviável.

Segundo o Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF) de Portugal, a falha em voo foi causada pela instalação inversa de cabos de comando que, por sua vez, inverteram os movimentos feitos pelos pilotos.

Desde então, o jato não voou mais e agora seu destino foi finalmente traçado. Ele está sendo desmanchado segundo as imagens divulgadas pelo jornal português. Não temos informações se a Air Astana será compensada de alguma maneira pela OGMA.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Após pedido de 4 Airbus A350F em 2021, CMA CGM agora...

0
Apesar de não ter havido nenhuma divulgação da Airbus sobre uma nova venda do A350F, a divisão aérea CMA CGM AIR CARGO comunica que espera