Início Aviação Executiva Jato executivo chama atenção em Campinas em ‘decolagem americana’

Jato executivo chama atenção em Campinas em ‘decolagem americana’

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Imagens registradas na última semana na cidade de Campinas, interior de São Paulo, mostram um jato executivo realizando uma bonita “decolagem americana” que chamou atenção no Aeroporto Campo dos Amarais, além de mais um “toque e arremetida” com outra decolagem americana na sequência.

Conforme se observa nas imagens do vídeo acima, publicado pelo canal Viracopos FullHD parceiro do AEROIN, a aeronave é registrada sob a matrícula PR-OTA, sendo um jato do modelo Learjet 45, segundo dados do Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

O aeroporto em questão, o Campo dos Amarais, fica localizado em uma região exatamente oposta ao Aeroporto Internacional de Viracopos em relação à cidade de Campinas. O aeródromo de menor porte, com pista de 1.200 metros, é conhecido pela movimentação de aeroclube, aviação geral e aviação executiva, incluindo grandes jatos como, por exemplo, o Embraer Legacy 650 ou o Bombardier Global Express.

No passado, a TRIP Linhas Aéreas executava manutenções em seus aviões ATR em Amarais, portanto, era comum ver os turboélices comerciais por lá. Hoje, entretanto, há apenas manutenção de aviação geral e executiva, incluindo uma oficina que é uma das maiores referências da América Latina nas famílias Learjet, Challenger e Global da Bombardier, a MAGA Aviation.

Foi exatamente de lá que partiu o PR-OTA para seu voo registrado no vídeo. Nota-se que o Learjet 45 inicialmente efetuou uma corrida de pista a partir da cabeceira 16 com decolagem abortada. Então, pela cabeceira 34 oposta, realizou a decolagem americana, caracterizada pelo recolhimento dos trens de pouso mantendo baixa altura ao longo da pista.

Em geral, após este procedimento, os pilotos ainda aproveitam a alta velocidade ganhada com o voo baixo para uma “puxada” ao final de pista, em uma subida de alta razão. O piloto do Learjet, entretanto, efetuou somente uma subida suave.

Na sequência, ao retornar ao Campo dos Amarais, o piloto da aeronave faz o toque na pista pela cabeceira 34 e então acelera novamente em uma arremetida, alçando voo novamente e mais uma vez executando o procedimento característico da decolagem americana.

Por fim, o Learjet volta para o pouso definitivo e deslocamento até o hangar de manutenção. Considerando-se que o sistema do RAB mostra que o certificado de aeronavegabilidade do PR-OTA foi revalidado na última terça-feira, 4 de maio, tudo indica que o voo se tratava de um teste final pós-manutenção para entrega da aeronave ao cliente.

Veja a seguir mais alguns vídeos dos belos jatos executivos que são vistos no Aeroporto Campo dos Amarais:

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Sair da versão mobile