Início Indústria Aeronáutica Jato executivo chinês ARJ21 CBJ será apresentado pela primeira vez no China...

Jato executivo chinês ARJ21 CBJ será apresentado pela primeira vez no China Airshow

Pela primeira vez, a fabricante de aeronaves Commercial Aircraft Corporation of China (COMAC) apresentará seu ARJ21 CBJ no China Airshow, que acontece entre os dias 28 de setembro e 3 de outubro. O modelo é baseado no jato regional que já realiza voos comerciais em seu país.

A primeira apresentação do projeto do CBJ aconteceu em 2019, mas ele teve poucas aparições desde então. A ideia da COMAC é oferecer o jato a clientes chineses, principalmente, e a países onde a China tem maior influência. Segundo a fabricante, é um jato de longo alcance que pode ser configurado com 12 a 29 lugares, uma suíte, lounge, sala de reuniões, sala de estar e sala de jantar, dependendo da demanda do cliente.

Um dos argumentos de venda é que o avião tem um melhor isolamento acústico do que concorrentes, reduzindo o ruído do motor para 55 decibéis – mais silencioso do que uma rua movimentada. Com um alcance de 5.500 quilômetros, ele poderia se adaptar a uma ampla variedade de condições de voo, desde temperaturas extremas a grandes altitudes e fortes ventos laterais.

O ARJ21 iniciou voos comerciais em 28 de junho de 2016, com produção em massa a partir de setembro de 2017. Mais de 100 ARJ21s serão entregues nos próximos cinco anos, à medida que a COMAC desafia o domínio da Bombardier e da Embraer em jatos regionais.

Confira abaixo abaixo mais fotos de conceitos que poderiam ser aplicados na versão executiva.

Sair da versão mobile