Jato executivo Falcon 900 escorrega ao operar em condição de pista contaminada

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Um jato executivo Falcon 900EX, fabricado pela francesa Dassault, escorregou em uma das três pistas do Aeroporto Chicago Executive, nos Estados Unidos, durante uma tempestade de neve na noite de quinta-feira, 4 de fevereiro.

O avião trimotor que você viu no vídeo acima derrapou para fora da pista contaminada por volta das 23h20, de acordo com bombeiros da Prospect Heights e com a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA – Federal Aviation Administration).

Uma pista é dita “contaminada” quando há uma condição em mais de 25% de seu comprimento que altere sua característica de atrito, como presença de água, gelo, neve ou outro contaminante com mais de 3 mm de espessura.

O chefe dos bombeiros de Prospect Heights, Mark Oeltgen, disse que apenas duas pessoas, o piloto e o copiloto, estavam no avião quando ele escorregou e parou na neve no final da pista 16. Ele disse que ninguém ficou ferido no incidente e que não estava claro se o avião estava decolando ou pousando no momento.

O Aeroporto Chicago Executive – Imagem: FlightRadar24

Um comunicado da FAA especificou que o avião foi parado pelo “sistema de detenção de material projetado” da pista, ou seja, a área de segurança cujo pavimento afunda para reduzir a velocidade da aeronave quando ela ultrapassa os limites da pista.

O Escritório Nacional de Segurança dos Transportes (NTSB – National Transportation Safety Board) conduzirá a investigação sobre o incidente e fornecerá atualizações adicionais, disse a FAA.

A título de curiosidade, o vídeo a seguir mostra imagens do Aeroporto Chicago Executive feitas pela FAA para explicar detalhes operacionais do aeródromo:

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Latam decora aeronave com imagens de jogadores de futebol chilenos

0
A LATAM Airlines, como companhia aérea oficial da Seleção Chilena de Futebol, é responsável pelo transporte dos jogadores e da comissão