Avião Fokker 100 com cem passageiros cai após a decolagem no Cazaquistão

Um acidente fatal aconteceu nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira, 27 de dezembro. Um jato do modelo Fokker 100 caiu após decolar de um aeroporto no Cazaquistão.

Fokker 100
Fokker 100 acidentado no Cazaquistão

O voo Bek Air 2100 decolou da maior cidade do Cazaquistão, Almaty, para a capital Nursultan às 06h21 e caiu logo após a decolagem, ao lado direito da pista 05 do aeroporto.

Informações preliminares apontam que o jato foi o Fokker 100 de matrícula UP-F1007, fabricado em 1996. O avião levava 100 pessoas, sendo 95 passageiros e 5 tripulantes.

Até o momento foram confirmadas catorze vítimas fatais segundo o portal Russia Tomorrow (RT). O jato teria decolado e, logo após sair o chão, foi para o lado direito da pista, em queda, colidindo com o muro de concreto do aeroporto e com algumas casas.

A aeronave ficou bastante destruída, mas ainda é possível reconhecer grande parte da fuselagem e das asas. Não houve fogo após o acidente.

Diversas fotos e vídeos circulam no Twitter, mostrando as primeiras equipes de resgate trabalhando ainda no escuro da madrugada.

Em outro vídeo é possível ver diversas pessoas ajudando no resgate, já que vários sobreviventes foram encontrados segundo o RT, que não precisou ainda algum número.

Dados do FlightRadar24 (que não são os mais precisos, mas mostram tendências) indicaram que o jato chegou a atingir um pouco mais de 2300 pés de altitude, um pouco acima da altitude do aeroporto, tendo provavelmente saído do chão por alguns instantes antes de atingir o muro.

A Bek Air é uma companhia do Cazaquistão com 8 anos de história, realiza apenas voos domésticos e conta com uma frota de dez (agora nove) Fokkers 100. A empresa planeja substituir o clássico jato regional pelo russo Irkut MC-21-300.

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é Piloto Comercial, Despachante, Bacharel em Ciências Aeronáuticas, membro da AOPA e veterano da Western Michigan University #GoBroncos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.