Início Aviação Militar

Jato KC-390 brasileiro lança paraquedistas colombianos com cães em treinamento

Imagem: Força Aérea Brasileira

A aeronave Multimissão da Força Aérea Brasileira (FAB), o KC-390 Millennium, realizou na última terça-feira, dia 31 de agosto, o lançamento de paraquedistas da Força Aérea Colombiana (FAC). 

A bordo do avião, 13 militares e dois cães treinados para atuarem em cenários de guerra foram lançados pelas portas laterais da aeronave, em salto livre. O voo foi realizado na região de Palanquero, na Colômbia, no módulo FAM-FIT, sigla para Familiarization Flight (FAM) e Forces Integration Training (FIT).

De acordo com o loadmaster do avião, Suboficial Otoniel Elias dos Reis, essa etapa é fundamental para que os militares estrangeiros sejam familiarizados com a região e conheçam os procedimentos e peculiaridades da aeronave.

Imagem: Força Aérea Brasileira

“É muito importante compartilhar doutrinas de lançamento e de segurança e defesa das tropas amigas, principalmente quando temos militares de outros países envolvidos”, destacou o Suboficial.

O lançamento faz parte do Exercício Internacional Cooperación VII que visa a aperfeiçoar os pontos fortes e habilidades operacionais dos membros do Sistema de Cooperação das Forças Aéreas Americanas (SICOFAA), além de se tornar o espaço ideal para a troca de experiências, métodos, táticas e conhecimentos para o desenvolvimento eficaz de operações de combate a incêndio, evacuações aeromédicas e busca e salvamento.

O primeiro lançamento de paraquedistas no KC-390 Millennium aconteceu em dezembro de 2020, quando foram lançados militares da Brigada de Infantaria Paraquedista do Exército Brasileiro (Bda Inf Pqdt). O treinamento foi realizado para os integrantes que participaram do Exercício Operacional Culminating, que ocorreu no estado da Louisiana, nos Estados Unidos (EUA).

O avião também lançou paraquedistas durante o Exercício Culminating, em voos em conjunto com as aeronaves C-17 e C-130 da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF), em fevereiro deste ano. A missão foi um marco no projeto de desenvolvimento do KC-390, pois a aeronave teve a oportunidade de operar, cumprindo todos os objetivos traçados, com aviões militares de transporte já consagrados e empregados em cenários de combate ao redor do mundo.

Informações da Força Aérea Brasileira

Leia mais:

Sair da versão mobile