Jato da LATAM faz raro “voo panorâmico” sobre São Paulo e Congonhas

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Sem tráfego no Aeroporto de Congonhas, o mais central de São Paulo, um jato Airbus da LATAM Brasil “conseguiu” fazer um “voo panorâmico” sobre a capital paulista durante o dia. O procedimento é mais comum nas madrugadas, quando a Terminal São Paulo está menos movimentada e Congonhas fechado.

O vídeo foi gravado por um dos pilotos direto da cabine de comando, e mostra a aeronave sobrevoando diversos pontos conhecidos de São Paulo, como as Represas Billings e Guarapiranga, o Aeroporto de Congonhas e o Parque do Ibirapuera.

Inclusive, o próprio piloto comenta “como se estivéssemos de helicoptéro”, dada a baixa altitude e rota incomum. Neste caso, o voo saiu de Florianópolis e estava seguindo para o Aeroporto Internacional de Guarulhos.

LATAM

Segundo dados do FlightRadar24, o jato passou à 5 mil pés (1.524m) sobre a capital paulista, altitude bem acima da mínima recomendada que é de 3.131 (954 m).

Em dias normais, sem pandemia do coronavírus, é impossível fazer esta rota durante a operação do Aeroporto de Congonhas, que é de 6h da manhã até as 11h da noite, com tráfego muito intenso.

Normalmente, no procedimento de aproximação padrão, a reentrada no continente é feita sobre o Guarujá, seguindo no rumo de Guaianases e São Miguel Paulista, para sobrevoar o Aeroporto de Guarulhos e fazer o chamado “circuito de tráfego” pela esquerda ou direita, para o pouso tanto pelas cabeceiras 09L/R (próximas da Rodovia Ayrton Senna) como pelas cabeceira 27L/R.

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Comandante portador de ELA recebe emocionante homenagem num avião A321

0
Uma cerimônia em homenagem a um comandante aconteceu em Palma de Maiorca, na Espanha, com o batismo do primeiro Airbus A321neo