Jato Legacy da Embraer faz bela decolagem americana em Guarulhos

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Um jato executivo Legacy, modelo fabricado pela Embraer, fez uma bela decolagem americana ao sair do Aeroporto Internacional de Guarulhos em São Paulo.

Em flagra feito pelo canal Viracopos FullHD, o jato de matrícula PP-BLO faz a chamada decolagem americana, nome dado quando o avião mantém uma baixa altura após sair do solo, ganhando velocidade até próximo ao final da pista e então subindo com uma grande razão, aproveitando-se da energia ganha no rasante.

A técnica sempre foi muito utilizada por pilotos de caças americanos, onde é chamada de Unrestricted Climb, e tem como objetivo fazer uma demonstração da performance da aeronave, além de servir como meio de evitar um sobrevoo a baixa altura quando há ameaças em solo nas proximidades do local de decolagem.

Vale ressaltar que a decolagem americana pode representar um risco, dado que a recuperação da aeronave após o fim da subida de alta performance tem que ser feita da maneira correta, caso contrário pode terminar em um acidente:

Este método de decolagem se “complementa” com o pouso americano, ou Aero Breaking Landing, que já mostramos algumas vezes aqui.

O avião em questão no vídeo de Guarulhos é um Legacy 650, modelo executivo derivado da família ERJ-135/145, e pertence à Hahn Participações, de Marcelo Rodolfo Hahn, empresário dono da Blau Farmacêutica e da marca de preservativos Preserv.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagens pela Avianca Brasil e Azul Linhas Aéreas. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias