Jatos Embraer podem voar em classe totalmente executiva após saírem da Copa

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Copa Airlines Avião Embraer E190
Embraer E190 – Imagem: aeroprints.com / CC BY-SA

No início deste mês de agosto, trouxemos aqui a informação de que a Alliance Airlines, da Austrália, pode se tornar um novo cliente importante da Embraer, pois acertou o recebimento de 14 aeronaves modelo E190 como parte de um programa de expansão de frota, após firmar um contrato com a empresa Azorra Aviation LLC dos Estados Unidos.

Agora, novas informações oficiais da própria companhia aérea revelam que os aviões a serem recebidos são os que estão sendo retirados de operação pela panamenha Copa Airlines, e que alguns deles podem ser configurados para voar com interior totalmente em classe executiva.

Segundo comentários de Lee Schofield, CEO da Alliance, ao portal Executive Traveller, os atuais Fokker 70 da frota já possuem a flexibilidade de voar com classe econômica ou com configuração executiva de 48 assentos, além de uma configuração VIP com apenas 24 assentos. Então, os E190, que chegarão da Copa com interior de duas classes, também poderão ser adaptados para o mesmo papel.

Lee ainda afirmou que mesmo em uma configuração totalmente econômica, sua companhia aérea ainda deve oferecer maior conforto aos passageiros através de menor quantidade de assentos. “O E190 é uma aeronave excepcional do ponto de vista do conforto do passageiro. Você pode acomodar até 114 assentos nessas coisas, então, em um layout de 100 assentos totalmente em classe econômica, é uma experiência bastante generosa para o passageiro.”

O CEO também destacou a vantagem dos E-Jets em relação à disposição dos assentos, reforçando o coro daqueles que afirmam que os passageiros preferem voar em aviões que não possuem o assento do meio.

“Já vemos isso na aeronave Fokker”, conta Lee. “Apenas 20% da cabine tem assento do meio, então você tem que ter mais de 80% da ocupação de passageiros antes de usar os assentos do meio. Isso sempre foi muito bem recebido por nossos passageiros, e o E190 tem a vantagem de não ter assentos no meio.”

Mapa de Rotas Alliance Airlines
Mapa de rotas da Alliance Airlines

A previsão do Alliance Airlines é de que o primeiro dos 14 jatos encomendados seja entregue agora em setembro, iniciando uma cadência de uma entrega a cada 21 dias, em média, para as quatro primeiras unidades. Os outros 10 devem ser recebidos conforme a necessidade. Porém, mesmo os quatro não devem entrar em serviço até fevereiro de 2021.

Isso porque a empresa tem uma visão diferente: prefere aproveitar momentos de crise para reforçar sua frota a custos reduzidos. “A maioria das outras companhias aéreas analisa qual será sua demanda e, em seguida, faz pedidos para o número exato. Sempre gostamos de comprar a granel e ter aeronaves disponíveis para uso futuro”, diz o CEO.

E, mais uma vez confirmando a grande oportunidade para a Embraer de ganhar um importante cliente, Lee reforçou que os E-Jets devem assumir a função de substituir a frota antiga da companhia aérea. “Depois de alguns anos, não sabemos quantos anos, eles se tornarão a aeronave substituta.”

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias