Jazeera Airways registra aumento de 124% nos lucros de 2019

As finanças de 2019 da companhia aérea Jazeera Airways, do Kuwait, apresentam motivos para lá de ótimos para se comemorar. A empresa anunciou ontem, 11 de fevereiro, um lucro líquido de 14,9 milhões de Dinar do Kuwait, equivalente a aproximadamente US$ 48,9 milhões.

Avião Airbus A320 Jazeera Airways
Airbus A320 da Jazeera Airways – Imagem: Anna Zvereva [CC]

A parte mais impressionante é que o valor divulgado representa um aumento de 124,1% em relação ao ano anterior. Então, o que a Jazeera fez para aumentar tanto seus lucros desde 2018?

Mais aeronaves, mais voos, mais passageiros

Segundo os relatórios financeiros, a Jazeera Airways transportou 2,4 milhões de passageiros em 2019. Isso representa um aumento importante de 20,6% em relação a 2018. Apesar disso, a ocupação geral para o ano foi de modestos 77,5%, ou seja, todo o lucro veio sem um alto uso dos assentos de cada voo. A companhia aérea também informou que sua frota teve uma utilização média de 13,3 horas por dia.

“O salto significativo nos lucros é o resultado de um crescimento lucrativo associado a um foco agressivo nos custos. Nossa companhia aérea continua a crescer e expandir sua presença no Oriente Médio, Europa e Ásia, enquanto o nosso Terminal Jazeera T5, que é o único terminal de propriedade de uma companhia aérea na região, contribuiu significativamente para os fortes resultados”, disse Marwan Boodai, Presidente da Jazeera Airways.

O aumento da capacidade foi possível com novas aeronaves, uma vez que a empresa recebeu três novos Airbus A320neos em 2019. Isso eleva o número total de aeronaves em sua frota para 13, em uma combinação de 9 A320ceos e 4 A320neos. A Jazeera espera que outros cinco A320neos sejam entregues em 2020.

O ano de 2019 foi tão bem-sucedido para a Jazeera Airways que seu Conselho de Administração propõe uma distribuição de dividendos de 67,5% do capital social. A proposta foi feita ontem, após uma reunião do Conselho. O pagamento dos dividendos ainda está sujeito a ratificação pelos acionistas da empresa na próxima assembleia geral anual.

Expansão significativa de rotas em 2019

Jazeera Airways Routemap Mapa de Rotas
Mapa de rotas da Jazeera Airways

A Jazeera Airways lançou algumas rotas significativas de seu hub no Kuwait em 2019. Isso incluiu voos para:

  • Londres-Gatwick;
  • Aeroporto Internacional Sabiha Gokcen de Istambul, na Turquia;
  • Bodrum, também na Turquia;
  • Kathmandu, capital do Nepal;
  • Osh, no Quirguistão;
  • Karachi, a segunda maior cidade do Paquistão;
  • O destino de lazer Al Ain, nos Emirados Árabes;
  • Dammam, na Arábia Saudita.

Mas provavelmente o principal impacto no grande aumento dos lucros foi a rota mais longa da companhia aérea e o único destino verdadeiramente europeu: Londres-Gatwick. Agora, os viajantes que voam do Kuwait para Londres têm uma opção direta de baixo custo, onde costumava haver apenas a Kuwait Airways e a British Airways oferecendo serviço padrão.

Planos para 2020

A Jazeera Airways também está planejando novos serviços diretos em 2020, do Kuwait para Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos, além de Chittagong e Dhaka, em Bangladesh, bem como Qassim e Hail, na Arábia Saudita.

A companhia aérea também diz que está “buscando oportunidades para continuar sua expansão no mercado europeu dentro do raio de voo de 6,5 horas”. No entanto, o que isso pode significar permanece um mistério.

Fundada em 2004, a Jazeera Airways está passando por um período de forte expansão de rotas e frotas. No entanto, com várias outras companhias aéreas de baixo custo em expansão, a concorrência está esquentando no Oriente Médio.

Murilo Basseto

Formado em Engenharia, foi um dos líderes do Urubus Aerodesign da Unicamp e um dos responsáveis por alçar o grupo à elite mundial da engenharia aeronáutica universitária. Atualmente é Editor-Chefe do AEROIN.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.