Início Empresas Aéreas

JetBlue e American combinam operações e anunciam voo para o Rio de Janeiro

Acordo de code-share contará com rota para o Rio de Janeiro

JetBlue American A320

As companhias aéreas americanas JetBlue e American Airlines firmaram hoje um acordo comercial muito parecido com o que as brasileiras Azul e LATAM fizeram. As empresas anunciaram um acordo comercial que gira em torno de uma grande parceria de code-share (compartilhamento de voos) focados no nordeste americano, mais especificamente na cidade de Nova Iorque.

Serão 489 voos combinados (mais do que qualquer outra companhia aérea nos EUA) servindo 120 destinos a partir de Nova Iorque sem escalas. Incluindo voos a partir do Aeroporto Newark para a Califórnia, o serviço Mint da JetBlue (espécie de Primeira-Classe no Airbus A321 com configuração especial).

Benefícios para o consumidor

Dentre as vantagens para os consumidores, estará a pontuação tanto no programa TrueBlue, da JetBlue, ou no AAdvantage, da American Airlines (AA), nas rotas dentro da parceria. Será possível comprar voos da American no site da JetBlue e vice-versa, gerando apenas um cartão de embarque e a bagagem seguindo até o destino final, similar o que a Azul e LATAM estão implementando no Brasil.

Novas Rotas e Rio de Janeiro

Dentre as maiores novidades estão o lançamento das rotas para Atenas e Tel Aviv a partir do Aeroporto JFK, operado pela American Airlines. Será a primeira vez em 4 anos que a AA lança rotas internacionais novas a partir da cidade.

Outra novidade é a retomada do voo sazonal entre JFK e o Aeroporto Internacional do Galeão no Rio de Janeiro. Este voo será retomado no próximo verão americano (Junho de 2021). Apesar de não ter equipamento confirmado, provavelmente será um Boeing 777-200ER ou o 787-8 Dreamliner.

A retomada da rota será possível por causa do feed da JetBlue em Nova Iorque, com clientes saindo do resto dos EUA para o JFK com a JetBlue e seguindo para o Rio de Janeiro com a American.

A JetBlue destaca que não irá entrar na aliança oneworld e esta parceria nada afeta os planos da empresa de voar para Londres em 2021.

Sair da versão mobile