JetBlue negocia compra de jatos com Embraer e Bombardier

© USA Today

A aérea americana JetBlue encontrou nos últimos dias com a fabricante canadense Bombardier para negociar uma nova encomenda de jatos. A companhia também teria se reunido com a brasileira Embraer para avaliar os jatos E2.




Atualmente a aérea fundada pelo brasileiro David Neeleman possui 60 jatos Embraer E190 e foi a cliente-lançadora do modelo no mundo. Os jatos E190 da JetBlue também ajudaram a fundar a Azul Linhas Aéreas Brasileiras, que no início operou jatos emprestados pela irmã americana.

Agora a companha avalia substituir estes 60 jatos, além de decidir sobre as 24 encomendas ainda pendentes com a Embraer. Na manhã desta terça-feira o E190-E2 demonstrador foi de Chicago para Nova Iorque, pousando no JFK e seguindo direto para o hangar da JetBlue.

Fontes informaram ao AeroIN que seria uma apresentação do E2 para a companhia. A data não foi escolhida à toa: o jato foi certificado hoje pela FAA, EASA e ANAC.

A Bombardier estaria oferecendo o CSeries CS100 e CS300, em parceria com a Airbus, que fornece os jatos A320 e A321 para a JetBlue, que possui quase 100 encomendas dos modelos Neo. A aérea por sua vez disse que “está olhando um grande leque de opções desde manter a frota atual até uma substituição por completo por um modelo alternativo”.

Com informações da Reuters

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias