Já pensou em jogar golfe dentro de um aeroporto? Isto é possível

Já imaginou estar jogando seu golfe tranquilamente, enquanto um gigante jumbo Boeing 747 pousa ao seu lado? Pois, saiba que isto é possível num aeroporto da Tailândia.

Aeroporto Golfe

O Kantarat Golf Course é um dos mais diferentes do mundo. Sua grama é bem aparada, ele tem todos os 18 buracos e a infraestrutura necessária para uma boa partida do nobre esporte, mas não é bem isso que estamos falando. Na verdade, o mais interessante de tudo está no seu pano de fundo, já que ele está localizado literalmente dentro do Aeroporto Don Mueang, em Banguecoque, capital da Tailândia.

Embora o Don Mueang tenha deixado de ser o principal terminal da capital quando Aeroporto de Suvarnabhumi foi aberto, em 2006, ele continua sendo um local movimentado devido aos voos das companhias de baixo custo e ainda conta a presença frequente de grandes aeronaves, que fazem rotas regionais pela Ásia.

Entre as duas pistas

O campo está aberto há muitos anos, mas poucas pessoas sabem de sua existência, embora ele esteja situado entre as duas pistas de um dos aeroportos mais movimentados da Ásia.

Há duas razões para isso. A primeira é que fotografias e vídeos são estritamente proibidos de dentro do campo e a segunda é que muitos pensam que, por estar dentro de um Clube Militar, o acesso é restrito. Mas não. Pelo contrário, é aberto ao público.

O aeroporto é bastante grande e conta com duas pistas paralelas com 3.500 e 3.700 metros de comprimento. Do lado norte do sítio aeroportuário está o terminal civil, ao centro estão as pistas e, na parte sul, está a base militar da Real Força Aérea Tailandesa (RTAF). Vale destacar que essa base foi essencial para a logística dos EUA durante a Guerra do Vietnã, porém hoje abriga apenas esquadrões de transporte e é a sede operacional da RTAF na capital.

Assim, o campo existe justamente por causa da RTAF, já que o terreno faz parte do clube social dos militares. Um fato interessante é que a taxiway Sierra, uma das duas que conecta as pistas, corta o campo de golfe, resultando em aeronaves taxiando bem próximas dos jogadores de golfe.

Quanto custa para jogar golfe dentro do aeroporto?

O campo abre todos os dias das 8h às 16h30 e, apesar de ser uma base militar, qualquer pessoa pode jogar a preços bastante acessíveis, enquanto desfruta da vista.

Uma partida no campo de golfe Kantarat custa a partir de R$120, na moeda local, já contando a taxa ecológica e o “caddy”, mas sem contar o aluguel do carrinho, que é opcional. Agora, um pacote completo no fim de semana custará 2.000 Bahts, algo como R$ 270.

Chegar lá pode ser mais fácil de carro

Somente veículos pessoais podem entrar no clube, então, se você estiver de carro de aluguel é simples, basta colocar o endereço no GPS e dirigir diretamente para o local.

No entanto, se você estiver de táxi ou o Grab (um aplicativo de carona local, tipo o Uber), pode ser um pouco mais complicado. Nesse caso, você precisará sair do carro no topo da estrada, próximo a um posto de gasolina, e dali pedir um táxi de motocicleta. Além disso, terá que pedir para o condutor tirar o colete laranja antes de levá-lo ao clube. Isso acontece porque táxis são vistos como uma ameaça à segurança (por algum motivo que não está claro).

Boeing 777 da Singapore taxia em meio ao campo de golfe

Polêmica com os caddies

É um campo bem cuidado, que conta com 18 buracos. Existem desafios com água e alguns “bunkers”, mas a maioria dos cursos é direta. Talvez a maior distração seja mesmo ter aviões decolando e pousando tão próximos, enquanto que um cuidado ter é não deixar que um novato mande a bola na pista. De resto, tudo é diversão.

De qualquer maneira, todo jogador deve estar acompanhado por um “caddie” do local (quem carrega os tacos e dá instruções sobre o campo). Isto acontece por razões de segurança, já que os caddies impedirão as pessoas de usar câmeras e, ficam atentos a qualquer coisa suspeita.

Então, se você curte golfe e aviação, com toda certeza, essa é uma boa opção para curtir um dia na sua viagem à Tailândia. O lugar é seguro e o jogo vai ser um prazer, mas o campo está no centro de uma polêmica, como mostra esse post de um blog tailandês.

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias