Início Acidentes e Incidentes Jornais dizem que avião perdeu trem de pouso em voo em Maringá...

Jornais dizem que avião perdeu trem de pouso em voo em Maringá (PR)

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Foto: Divulgação – Corpo de Bombeiros (PR)

Na manhã deste sábado, 12 de setembro, uma aeronave de instrução Piper PA-34-200 Seneca, prefixo PT-KDH, fez um pouso de emergência no Aeroporto Silvio Name Júnior, em Maringá, no interior do Paraná. O bimotor pertence ao Aeroclube de Maringá e fazia um voo-aula com um instrutor e um aluno a bordo, quando enfrentou uma pane que o fez pousar de barriga.

O Corpo de Bombeiros do aeródromo jogou água na pista do aeroporto antes e após o pouso, para evitar qualquer princípio de incêndio, e os dois ocupantes evacuaram rapidamente a aeronave para se manterem a salvo caso um incêndio se desenvolvesse, conforme se vê no vídeo a seguir:

Até aí, nada de anormal, afinal, aviões acabam por enfrentar panes, e pousos de barriga por falha de trem de pouso não são tão raros assim. Porém, após o incidente, informações estranhas começaram a circular pelos jornais do país.

Segundo vários portais, incluindo um dos mais importantes do país (faça uma busca no Google pelo termo “pouso emergência Maringá” e veja você mesmo), o avião teria pousado de barriga depois de “perder o equipamento durante voo”, e a informação teria sido dada pela Superintendência do aeroporto.

Título da reportagem de um grande portal sobre o incidente de hoje

Embora não seja impossível que um avião perca um trem de pouso em voo, afinal, uma falha na manutenção ou uma peça defeituosa poderiam levar a uma rara ocorrência desse tipo (bem rara mesmo), é mais provável que apenas tenha sido reportado que o pouso ocorreu “sem o trem de pouso”, e não com a perda do mesmo em voo.

O termo “pousar sem trem de pouso” é bastante comum na aviação para indicar quando o piloto não conseguiu baixá-lo corretamente, permanecendo guardado no interior da aeronave, e não por tê-lo perdido em voo.

Aguardaremos mais informações sobre esse fato e traremos atualizações se elas se tornarem disponíveis, afinal, essa história está para lá de estranha.

Enquanto isso, também hoje, um avião fez um pouso de emergência em um viaduto do Rodoanel de São Paulo. Você pode conferir clicando aqui.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.