Jovem chora e diz ter quase sido expulsa do avião por causa de sua roupa

Uma mulher dos Estados Unidos publicou um vídeo no TikTok em que, chorando, diz que foi ameaçada de ser expulsa de seu voo na Alaska Airlines por causa de sua roupa. Horas mais tarde, ela também compartilhou um pedido de desculpas da empresa aérea. Relata a Fox News que a jovem Sierra Steadman viajava num voo doméstico e que se sentiu humilhada pela forma como uma comissária a tratou ainda na porta do avião.

Sierra contou num vídeo que concorda com os códigos de vestimenta das empresas aéreas, caso elas queiram ter um, mas também diz que a maneira como a Alaska Airlines lidou com isso foi um problema. Primeiro, ela afirma que foi instruída a fechar o zíper de sua jaqueta, já que estava usando um top curto por baixo. Ela diz ter concordado e, enquanto fechava o zíper, continuou a caminhar até seu assento.

“Isso deveria ter sido suficiente, mas em vez disso, ela (a comissária) decidiu agarrar meu braço e me puxar de volta e começar a gritar comigo na frente de todos. É aí que está o problema”, disse a jovem.

No vídeo abaixo, do The New York Post, é possível ver o desabafo da moça e uma foto da roupa que ela vestia no momento da abordagem.

Horas mais tarde, já após o vídeo repercutir na rede social, a mãe de Sierra recebeu uma declaração da companhia aérea, em resposta a uma reclamação enviada para a empresa aérea. O comunicado dizia, entre outras coisas, que a companhia aérea estaria conduzindo uma investigação interna.

“Pelo que você compartilhou, é evidente que falhamos. Você e sua filha não devem esperar nada menos do que serem tratadas com o maior respeito, compaixão e cuidado. É realmente decepcionante saber que você não se sentiu assim durante o embarque e durante as interações com nossa comissária de bordo”, disse a empresa

Nos últimos meses, diversos incidentes semelhantes têm sido relatados ao redor do mundo, mas com um especial destaque às empresas aéreas dos Estados Unidos. As empresas precisam ter regras claras para que suas equipes apenas tomem ações quando é realmente necessário. Além disso, a forma como se aborda uma pessoa num local pública deve ser melhor treinada, pelo menos pela Alaska Airlines.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias