Início Acidentes e Incidentes

Jovem toma controle de voo comercial, mergulha o avião e é detido por passageiros

Cockpit de um Cessna Caravan – Imagem ilustrativa – Fonte: PxHere / Domínio Público

Passageiros de um voo comercial enfrentaram momentos tensos em um voo da Ryan Air no sudoeste do Alasca nesta última quarta-feira, 7 de julho, quando um dos viajantes tentou derrubar o avião.

O Cessna Caravan com seis pessoas a bordo estava cumprindo a rota de Betel para Aniak por volta das 14h44 quando, segundo relato do Departamento de Segurança Pública do Alasca, o jovem de 18 anos chamado Jaden Lake-Kameroff se levantou de seu assento, assumiu o controle do manche e iniciou um mergulho com a aeronave.

A nota do Escritório de Informação Pública do Departamento de Segurança assim descreve a ocorrência:

“Em 7 de julho de 2021, aproximadamente às 14:44, os policiais do Alasca em Aniak foram notificados de que um passageiro de uma aeronave comercial tentou derrubar o avião.

“Uma investigação preliminar revelou que Jaden Lake-Kameroff, residente de Betel e de 18 anos, estava em um voo comercial de Betel para Aniak com um total de seis almas a bordo. Durante o voo, Jaden se levantou de seu assento e assumiu o controle do manche, fazendo com que o Cessna Caravan mergulhasse.

“O piloto conseguiu recuperar o controle da aeronave com a ajuda dos passageiros, que puxaram Jaden para longe do manche. Os passageiros subjugaram Jaden enquanto o piloto pousava a aeronave com segurança em Aniak.

“Os policiais do estado do Alasca em Aniak responderam e prenderam Jaden sob acusações de Ameaça Terrorista de 2º grau, cinco acusações de Tentativa de Assalto de 1º grau e quatro acusações de Assalto de 3º Grau. A Administração Federal de Aviação (FAA) foi notificada do incidente.”

Nota: nos Estados Unidos, é comum se utilizar o termo “souls on board” (almas a bordo) para indicar o número de pessoas presentes.

Cessna Caravan da empresa aérea – Imagem: Ryan Air

Segundo o portal Anchorage Daily News, a Ryan Air disse que o mergulho da aeronave durou apenas um momento.

“Nosso piloto confiou em seu treinamento e profissionalismo, conseguiu empurrar o passageiro para trás e retomou o controle da aeronave. Os passageiros ajudaram a conter o passageiro indisciplinado e o avião pousou sem incidentes”, descreveu a companhia aérea, complementando que o piloto e os passageiros não sofreram ferimentos.

A empresa classificou o incidente como prejudicial para as viagens aéreas na região: “Dependemos muito da aviação no oeste do Alasca. Não há estradas, é a única maneira de chegar e sair. E quando um cenário como este acontece, é muito lamentável não apenas para a indústria, mas para todos – todos no oeste do Alasca.”

A Ryan Air disse que esta é a primeira vez que um passageiro de um de seus voos tenta assumir o controle do avião. Mesmo assim, a companhia aérea considerará maneiras de evitar que um incidente como este aconteça novamente, e entrará em contato com outras companhias para ter ideias sobre isso.

Com informações do Departamento de Segurança Pública do Alasca

Sair da versão mobile