Avião Jumbo explorador do Universo volta a voar após 4 meses

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Boeing 747SP SOFIA – Imagem: NASA

Alguns meses atrás, acompanhamos uma movimentação diferente do Boeing 747SP da NASA, mundialmente conhecido por revelar segredos do Universo e chamado pelo nome de SOFIA – acrônimo, em inglês, de Observatório Estratosférico de Astronomia Infravermelha -, já que possui em sua fuselagem um enorme telescópio infravermelho para capitar sinais do espaço profundo.

O Jumbo de matrícula N747NA havia decolado no final de setembro, mas não para mais um dos tradicionais voos em Palmdale, nos EUA, que levam o telescópio acima da poluída atmosfera terrestre para uma observação mais limpa do espaço. Na ocasião, o B747 foi transladado em um trajeto de mais de 10 horas até Hamburgo, na Alemanha, onde entraria em um longo período de manutenção na Lufthansa Technik.

“Após uma revisão completa (Check D) em 2014 e uma verificação pesada programada em 2017, o SOFIA está de volta visitando nossos hangares em Hamburgo para outra verificação pesada programada (Check C)”, disse Heinz Hammes, Gerente do Projeto SOFIA no Centro Aeroespacial Alemão.

E agora, após 4 meses sendo completamente revisado, o singular avião voltou a deixar que o ar passando por suas asas o tirasse do solo novamente. Mas, ainda não para retornar a sua base nos Estados Unidos.

Após todas as intervenções de manutenção executadas, voos de testes estão programados em Hamburgo para verificação de diversos parâmetros antes que se possa atestar que o Jumbo está pronto para voltar às missões astronômicas.

O primeiro voo para check funcional ocorreu neste último domingo, 31 de janeiro. Foram mais de longas 6 horas e meia de muitas voltas em diferentes altitudes nos arredores da cidade alemã, chegando até o nível de voo FL430, ou cerca de 43 mil pés (13,1 km) acima do nível do mar.

O SOFIA a 43 mil pés no voo de teste – Imagem: FlightRadar24

E além do primeiro check no domingo, o SOFIA já partiu na manhã desta segunda-feira, 1º de fevereiro, para o segundo voo de teste.

Dessa vez, no entanto, a missão não envolvia voo em grandes altitudes, mas sim várias voltas a baixa altura no circuito de tráfego de Hamburgo, para quatro procedimentos de arremetidas antes do retorno para pouso completo.

O segundo voo de check do SOFIA – Imagem: FlightRadar24

Enquanto o Boeing 747 da NASA não volta a fazer pesquisas, veja a seguir algumas das descobertas mais recentes anunciadas pela astronomia a partir de imagens geradas pelas capturas do SOFIA:

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias