Jumbo aborta decolagem e 14 dos 16 pneus principais acabam murchos

Um cargueiro Boeing 747-400 da companhia belga ASL Airlines precisou abortar sua decolagem neste sábado (24) e permanecer na pista por conta de 14 pneus murchos.

O Jumbo de prefixo OE-IFB faria o voo n° 3V-820 de Nanchang (China) para Liège (Bélgica), e estava acelerando para a decolagem da pista 03 de Nanchang, quando a tripulação rejeitou a decolagem já em alta velocidade.

A aeronave desacelerou com segurança, mas ficou incapacitada na pista com 14 dos 16 pneus principais murchos devido a superaquecimento dos freios e ao dispositivo de segurança que leva os pneus a murcharem para evitar que explodam. A tripulação evacuou a aeronave através da porta direita do deck superior e deslizou pela escorregadeira de emergência.

A pista ficou fechada por várias horas. O aeroporto de Nanchang informou que 127 voos precisaram ser cancelado como resultado da ocorrência e bloqueio da pista, afinal, remover um gigante desses da pista não é tarefa simples.

Informações pelo The Aviation Herald.

Murilo Basseto

Formado em Engenharia, foi um dos líderes do Urubus Aerodesign da Unicamp e um dos responsáveis por alçar o grupo à elite mundial da engenharia aeronáutica universitária. Atualmente é Editor-Chefe do AEROIN.