Jumbo da Moldávia segue a chamar atenção em Guarulhos com pouso polêmico

Cena do vídeo que você verá logo abaixo

Na última segunda-feira (9), o Aeroporto Internacional de Guarulhos recebeu mais uma das visitas do famoso “Jumbo dos pousos especiais”, que para felicidades dos espectadores, continua “aprontando” durante suas chegadas.

Conhecido por manter o nariz elevado durante seu pouso por um tempo maior que o usual, o Boeing 747 cargueiro da Fly Pro, companhia aérea da Moldávia, tem realizado operações de uma a duas vezes por semana ao Brasil, de natureza “não regular de carga internacional”, principalmente em Guarulhos.

E na mais recente chegada do cargueiro no começo desta semana, o 747-200F que estava realizando o voo PVV-8652 proveniente do Aeroporto Internacional de Conakry, na República da Guiné, novamente fez o procedimento incomum, quando pousou em Guarulhos às 09h02 (horário local), um pouco adiantado em relação à programação original registrada pela empresa no sistema da ANAC, na qual a chegada ocorre por volta das 09h30.

Como você pode observar nas cenas logo abaixo, capturadas pelo canal SBGR do YouTube, que mantém uma câmera ao vivo apontada diretamente para a pista do aeroporto, o Jumbo realizou o pouso pela pista 09R.

Após o toque e a grande quantidade de fumaça proveniente do atrito dos pneus com o asfalto, nota-se que o piloto puxa o manche para elevar ainda mais o nariz do Jumbo e assim o manter, iniciando seu “show particular”. A corrida com o nariz levantado dura exatos 21 segundos após o toque, até o trem de pouso dianteiro encostar na pista.

Outra gravação, do canal Golf Oscar Romeo, que também disponibiliza no YouTube câmeras ao vivo do local, mostra o momento de um ângulo ligeiramente mais lateral, evidenciando ainda mais a puxada de manche do piloto para segurar o nariz elevado:

Segundo dados do sistema da ANAC, os próximos voos do 747-200F da Fly Pro aprovados para Guarulhos estão marcados para pousar nos dias 14, 15 e 19 de agosto, todos vindo do mesmo destino citado acima, com chegada sempre prevista às 09h30.

Desde o começo da pandemia, o Boeing 747-200, um dos poucos em operação no mundo, tem marcado sua história no Brasil com diversos voos sob contratos diversos, inclusive com o governo, para transporte de mercadorias e EPIs.

Mas o que tem o ‘pouso especial’?

Em todo esse tempo, o Jumbo sempre vem chamando a atenção, desde que pousou pela primeira vez em nosso país, na cidade de Florianópolis. Em Santa Catarina, o piloto do Jumbo também manteve o nariz para cima por mais tempo do que o normal.

A repercussão na época foi muito grande, com pessoas elogiando e outras criticando a atitude do piloto, já que o manual da aeronave não prevê um pouso dessa forma e recomenda que o trem de pouso dianteiro seja logo colocado ao chão. Logo depois, vídeos foram divulgados mostrando o jato fazendo o mesmo procedimento fora do país, sempre com a mesma repercussão nas redes sociais.

A manobra de pouso difere do que comumente se vê na aviação, quando os pilotos buscam ter todos os trens de pouso do avião em solo com a maior brevidade possível, garantindo maior controle da direção enquanto o freio é aplicado para a frenagem.

Confira abaixo outros vídeos de pousos realizados pelo Jumbo no Brasil, mostrando em diferentes ângulos a chegada diferenciada executada pelo piloto:

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias