Jumbo do Quirguistão fez uma discreta passagem por Salvador nessa manhã

Aerostan B747-200B(SF) EX-47002 001A

O Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães, em Salvador, recebeu, na madrugada desta segunda-feira (31) uma rara visita de um jato Boeing 747 da companhia aérea Aerostan, com sede no Quirguistão. Curiosamente, esse voo não foi registrado na ANAC como um voo comercial.

Os dados do FlightRadar24 mostram que a aeronave, um clássico Boeing 747-200 de matrícula EX-47001, pousou em Salvador no final da madrugada, às 5h42, partindo às 9h55 rumo ao Chile. Antes de viajar para o Brasil, a aeronave passou por Taiwan, Paquistão, Arábia Saudita e Gana, segundo mostram os dados da plataforma de rastreamento de voos RadarBox.

Imagem: Romulo Santana

A Aerostan é uma companhia aérea de carga com sede no Aeroporto Internacional de Bishkek, no Quirguistão. A companhia aérea concentra-se em voos fretados de carga. Após oito anos sem voos, a empresa reativou seu COA no segundo semestre de 2020, adquiriu aeronaves de segunda mão e começou a vender capacidade de carga aérea em meio à pandemia.

Não temos detalhes sobre o contratante ou a carga transportada, mas fontes comentam que o objetivo foi o transporte de EPIs da China para o Chile. O registro da empresa no sistema da ANAC para o voo teria sido realizado em caráter de urgência.

Depois da partida do Jumbo, seu voo ainda proporcionou um belo registro aéreo sobre o interior do estado de São Paulo:

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

ANAC realiza reuniões para discutir segurança e desafios da aviação na...

0
A Agência abriu espaço para ouvir as demandas dos operadores a fim de entender quais são as necessidades da aviação na região amazônica.