Jumbo volta para uma curva e um ‘tchau’ ao ser o último 747 a deixar Twente

O caso dos Jumbo da Lufthansa que estavam estocados no aeroporto de Twente, na Holanda, e que foram proibidos e depois autorizados a decolar, chega ao fim com um vídeo da decolagem e de uma linda despedida do último Jumbo Jet do local.

Cena do vídeo que você verá logo abaixo nesta matéria

Relembrando o caso, seis Boeings 747-400 da Lufthansa foram levados para o Aeroporto de Twente e ficaram presos após as autoridades holandesas que regulamentam os transportes no país definirem que aviões como os Jumbo Jets não poderiam decolar do local, pois o pequeno aeroporto não oferecia condições adequadas de segurança para operações de partida.

Inicialmente as autoridades esperavam que os aviões fossem ser desmontados, como a maioria dos que para lá são levados, porém, posteriormente souberam que se tratava de um contrato de estocagem dos enormes jatos e que eles precisariam ser retirados.

Após o impasse, o responsável pelo aeroporto e a autoridade holandesa conversaram sobre a situação e entraram em um acordo no final de outubro do ano passado, definindo que seria aberta uma exceção para a decolagem dos seis 747s, desde que observadas todas as medidas de segurança necessárias, e que algo do tipo não deverá voltar a ocorrer no futuro.

Com os acordos firmados, três Jumbos partiram em seguida, e os demais três permaneceram em um acordo de estocagem que duraria até o meio de 2022, entretanto, com a retomada rápida das viagens numa realidade de ‘quase’ pós-pandemia, a Lufthansa retirou em abril um dos três Jumbos restantes.

Após isso, no dia 3 de agosto, foi retirado o penúltimo exemplar do Jumbo em Twente, e a partida do 747 foi também havia sido registrada em um bonito vídeo que acompanhamos aqui no AEROIN.

A decolagem daquele Boeing 747-400 registrado sob a matrícula D-ABVX foi assistida por várias pessoas nas proximidades do aeroporto, e incluiu um belo “tchauzinho” de despedida depois do Jumbo retornar à vertical do aeroporto. Se quiser rever aquele vídeo, acesse clicando aqui.

Última partida e o fim da saga

Após todo o impasse durante os meses, e a partida do penúltimo Jumbo, a Lufthansa finalmente retirou a última aeronave da estocagem em Twente, terminando a saga que repercutiu por meses.

A aeronave registrada sob a matrícula D-ABTL decolou na última segunda-feira, dia 20 de setembro, às 11h54 UTC (horário universal) do Aeroporto de Enschede Twente com destino a Frankfurt, na Alemanha, no voo de número DLH1ENS de pouco mais de 40 minutos.

Imagem: RadarBox

A partida do Jumbo foi acompanhada por várias pessoas no entorno do pequeno aeroporto, e tanto a preparação da aeronave quanto a decolagem foram registradas em um bonito vídeo. É interessante notar que o Boeing 747 foi rebocado até a cabeceira da pista, pois o aeroporto não oferece capacidade para que um avião tão grande se desloque por conta própria.

Depois, as cenas que você verá na gravação abaixo mostram a bela decolagem da Rainha dos Céus em uma alta razão de subida. Logo após, o Jumbo retorna na vertical do aeroporto e realiza uma passagem com uma curva sobre a pista, mostrando toda a lateral da sua fuselagem, alegrando todos que estão assistindo.

Para finalizar com chave de ouro e manter a tradição, o piloto do Boeing realiza o famoso “tchauzinho”, balançando suas asas.

Felizmente os Jumbos que não tinham um destino certo, devido às incertezas que a crise gerou em seus operadores, agora estão voando novamente para transportar milhares de passageiros, alongando sua vida nos céus ainda por mais algum tempo.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Concessionária de aeroportos do Brasil vai tornar dois da Espanha movidos...

0
O plano permitirá alcançar 100% do abastecimento de energia nos aeroportos espanhóis a partir de energias renováveis, para o ano de 2026.