Jumbolino levanta poeira ao quase se chocar com o solo!

A atividade de combate aéreo a incêndios requer muito treinamento e profissionalismo dos pilotos devido ao risco de voar a baixas altitudes e em ambientes completamente hostis, por conta das condições degradadas de visibilidade ou do desconhecimento do relevo abaixo.

Print Vídeo Avro Near Miss Crash

E um vídeo divulgado no último dia 14 de agosto flagrou exatamente este risco enfrentado pelos pilotos de um Avro RJ85, popularmente chamado de Jumbolino.

Em um mergulho para lançar o produto químico, a aeronave acompanhou a região de descida do solo. Mas aparentemente os pilotos não se deram conta de que o terreno se elevava rapidamente logo à frente, ou calcularam mal o tempo de resposta da aeronave para começar a subir após o comando de puxar o manche.

A aeronave passou perigosamente perto do chão, a ponto de levantar poeira. Os pilotos devem ter sentido aquele desagradável frio na barriga! Confira a seguir o impressionante vídeo.

Murilo Basseto

Formado em Engenharia, foi um dos líderes do Urubus Aerodesign da Unicamp e um dos responsáveis por alçar o grupo à elite mundial da engenharia aeronáutica universitária. Atualmente é Editor-Chefe do AEROIN.