Jumbolino perde o freio, fica descontrolado e colide com o terminal de passageiros

Um Avro RJ 85 (conhecido como Jumbolino) de matrícula VH-NJW e pertencente à Cobham Aviation, colidiu com o terminal de passageiros no aeroporto de Perth, na Austrália. O acidente ocorreu no dia 30 de julho durante um voo com mineiros da mina de ouro Granny Smith.

De acordo com o The West, os freios falharam, fazendo com que a aeronave se movesse incontrolavelmente em direção a um poste de luz em frente ao pequeno terminal. Havia 62 passageiros e 4 tripulantes na aeronave, no entanto, não houve feridos.

Os passageiros descreveram o acidente como um “choque seco”. Logo a polícia chegou e, antes de desembarcar, disse aos passageiros que não tirassem fotos do avião.

O Aeroporto de Perth confirmou em um comunicado que “um avião Cobham impactou uma torre de luz enquanto taxiava na área da aviação geral por volta das 14h20 … Este incidente não afetou quaisquer outras operações ou serviços no aeroporto de Perth”. Os funcionários do aeroporto tiveram de evacuar a área enquanto os bombeiros atuavam.

O Departamento de Segurança dos Transportes da Austrália (ATSB) foi notificado e iniciou seu trabalho de investigação.

A Cobham emitiu a seguinte declaração sobre o tema: “a aeronave estava partindo quando entrou em contato com a estrutura. Como resultado, o nariz da aeronave foi danificado. Nenhum dos 62 passageiros ou quatro tripulantes a bordo ficaram feridos. A aeronave estava operando um serviço regular à tarde na região de Goldfields, na Austrália Ocidental, no momento do incidente. A Cobham está atualmente trabalhando com todas as autoridades relevantes e cooperará totalmente com a investigação ”.

O voo acabou por ser realizado com uma aeronave substituta.

Com informações do Aeronautics Online

Carlos Ferreira

É profissional de marketing e pesquisador de temas relacionados à aviação há quase duas décadas. Leva a câmera fotográfica para onde vai e faz mais fotos de aviões do que dos passeios. Responsável pela linha editorial da revista eletrônica AEROIN.net.