Boa notícia: Jumbos da Kalitta Air agora serão frequentes no Brasil

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Avião Boeing 747-400F Kalitta Air
Imagem: Fedor Leukhin [CC]

Se a aviação comercial ainda deve sofrer com uma retomada longa e gradual da demanda de passageiros, o mesmo não pode ser dito do segmento cargueiro, que tem experimentado um crescimento vigoroso exatamente pela falta de capacidade dos porões da frota de aviões de passageiros parados.

Conforme mostramos nos últimos dias, a companhia aérea norte-americana Kalitta Air, que já operou frequentemente no Brasil em tempos passados, mas vinha afastada de voos regulares no país há muitos anos, esteve com um de seus Jumbos Boeing 747-400F no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas/SP, no último domingo, 7 de junho.

Embora muitas das operações especiais que temos visto nos últimos meses têm sido para transporte de máscaras e respiradores relacionados ao combate à Covid-19, a verdade é que outros segmentos do mercado cargueiro também têm sofrido com a falta de aviões de passageiros levando produtos em seus porões.

Assim, com a demanda altamente aquecida para os cargueiros puros, a Platinum Global, que foi responsável pelos trâmites deste voo da Kalitta Air no último domingo, bem como de vários voos do Boeing 767-200F da companhia 21 Air, deve ter muito trabalho nos próximos meses para continuar coordenando os voos dos Jumbos da Kalitta, que agora se tornarão frequentes por aqui.

Especializada em serviços aeronáuticos e de consultoria, além de representar legalmente os interesses de companhias aéreas estrangeiras com voos de passageiros e de carga, regulares ou não, no Brasil, a Platinum coordenará uma média de dois voos dos 747s da Kalitta por semana ao longo de junho.

Avião Boeing 747-400F Kalitta Air
Boeing 747-400F da Kalitta em Viracopos no último domingo

As aprovações de voo da ANAC já mostram, por exemplo, que nesta quarta-feira (10) um Jumbo deve vir novamente, passando pelos aeroportos do Rio de Janeiro (Galeão) e Campinas (Viracopos), conforme a seguinte programação (horários locais):

Dia 10 de junho

  • Pouso no Galeão às 16:45
  • Decolagem do Galeão às 18:45
  • Pouso em Viracopos às 20:15
  • Decolagem de Viracopos às 22:15

Adicionalmente, já existe programação para outro voo no domingo seguinte (14), dessa vez, programado apenas para Campinas segundo os horários locais listados a seguir:

Dia 14 de junho

  • Pouso em Viracopos às 05:00
  • Decolagem de Viracopos às 08:00

Mas o movimento não deve parar por aí, inclusive com expectativa de ampliação para os meses seguintes. A Kalitta deve aumentar as operações para uma média de três voos semanais em julho, e para até quatro em agosto.

Acompanhe, nas matérias abaixo, algumas das operações especiais que têm ocorrido no Brasil nas últimas semanas, e fique ligado aqui no AeroIN para acompanhar todas as novidades dos próximos meses.

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias