Kalitta Air será o cliente lançador do Boeing 777-300F, maior cargueiro bimotor da história

A GECAS Cargo, braço de leasing de aeronaves da General Electric, anunciou nesta terça-feira (27) um acordo com a Kalitta Air para a entrega de três aeronaves 777-300ERSF. Com este contrato, a Kalitta será a primeira operadora do novo tipo de aeronave cargueira em 2023, quando elas estiverem prontas.

Chamado de “The Big Twin”, esse novo modelo é a conversão do Boeing 777-300ER para o transporte de cargas. Quando pronto, ele será o maior cargueiro bimotor de todos os tempos.

Conforme anunciado há um ano, o programa de conversão é financiado conjuntamente pela GECAS e Israel Aerospace Industries (IAI). Em junho desse ano, a GECAS levou à Israel o protótipo da aeronave para ser convertido. O “The Big Twin” será movido por motores GE90, o motor em serviço comercial mais potente do mundo.

O “Big Twin” também oferecerá 25% a mais de capacidade do que o Boeing 777-200F e prevê-se que consiga uma queima de combustível até 21% menor por tonelada do que os cargueiros de quatro motores atuais. Além de produzir o motor para as variantes do 777, a GE Aviation dará suporte ao motor e serviços para garantir o desempenho contínuo durante todo o ciclo de vida dos cargueiros convertidos.

Com vinte anos prestando serviços regulares e sob demanda nos Estados Unidos e em todo o mundo, a Kalitta Air opera atualmente uma frota de mais de três dezenas de aviões de carga, incluindo 747-400F, 767-300SF e 777F.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Ouça o que disse o presidente da Gol a bordo do...

0
O presidente da GOL Linhas Aéreas, Paulo Kakinoff, falou ontem durante o primeiro voo do Boeing 737 MAX modificado com passageiros no Brasil.