KLM: a empresa aérea mais antiga do mundo completa 100 anos

A KLM Royal Dutch Airlines comemora seu 100º aniversário nesta segunda-feira, dia 7 de outubro, tornando-se a primeira companhia aérea do mundo a operar sob seu nome original por cem anos. 

KLM 100 anos

Tudo começou em 1919, quando o jovem tenente aviador Albert Plesman patrocinou a exposição de aviação ELTA em Amsterdã. O evento foi tão bem sucedido que vários empresários se uniram com o objetivo de estabelecer uma companhia aérea holandesa, colocando Plesman primeiro executivo-chefe. 

A ideia era que a empresa se chamasse Dutch Airlines (Linhas Aéreas Holandesas), mas no mês de setembro do mesmo ano, a rainha Guilhermina concedeu à empresa, ainda a ser fundada, seu predicado “Royal” (“Koninklijke“). Tornando-se as Linhas Aéreas Reais da Holanda, nome que carrega até hoje.

KLM 100 anos
L188 Electra II da KLM, 1963

O primeiro voo foi em 17 de maio de 1920 quando o primeiro piloto da empresa, Jerry Shaw, voou de Londres para Amsterdã em um De Haviland DH-16 de registro G-EALU. Ao completar seu primeiro ano de operações, a KLM havia transportado 440 passageiros e 22 toneladas de carga em voos fretados. Um ano depois, a empresa incorporava seus primeiros aviões Fokker FII e Fokker FIII fabricados pela também holandesa, iniciando assim seus voos regulares.

Durante a II Guerra Mundial, as operações sofreram um hiato, sobretudo após as invasão da Holanda pela Alemanha, em 1940. Em setembro de 1945, quando o conflito mundial já havia chegado ao fim, a empresa começou a reerguer sua rede aérea.

Primeiros voos para o Brasil duravam três dias apenas a ida

KLM 100 anos
Tripulação do voo inaugural ao Brasil

No dia 18 de outubro de 1946, a KLM usou um Douglas DC-4, com capacidade para 44 passageiros, para realizar seu primeiro voo para o Brasil. A rota começava em Amsterdã e tinha paradas em Lisboa e Dakar antes de entrar no Brasil com uma escala em Natal, na sequência, a aeronave ainda parava no Rio de Janeiro e em São Paulo para então seguir até Buenos Aires, seu destino final. Apenas o trecho de ida durava três dias e meio e a frequência do voo era de 2 vezes por semana.

KLM 100 anos
Rota inicial da KLM ao Brasil

Setenta e três anos depois, o Brasil ainda é um mercado prioritário para a KLM, onde a empresa mantém voos diretos e diários do Rio de Janeiro e São Paulo para a Holanda, numa jornada completada em 12 horas.

O logo atual foi criado em 1961

Dirk Roosenburg projetou o logotipo da KLM em sua fundação em 1919; ele entrelaçou as letras K, L e M, e deu-lhes asas e uma coroa. A coroa foi representada para indicar o status real da KLM. Esse logotipo ficou conhecido como “vinklogo” em referência ao pássaro Tentilhão-Comum. O logotipo da KLM foi amplamente redesenhado em 1961, o qual é mantido até hoje, com algumas poucas revisões.

KLM 100 anos

Anos atuais e o futuro

Em 2004, a Air France e a KLM entraram na fusão AIR France-KLM, estabelecendo a empresa como uma das maiores companhias aéreas do mundo e o terceiro maior empregador privado na Holanda, sua sede global. 

Como a primeira companhia aérea a comemorar 100 anos de operação, a KLM é amplamente reconhecida como pioneira no setor de aviação. 

A companhia aérea se comprometeu a assumir um papel de liderança na criação de um futuro mais sustentável para a aviação, incluindo um programa de renovação de frota, o uso de combustível mais sustentável e a abertura de uma planta de combustível sustentável nos Países Baixos.

A empresa criou uma página exclusiva contando toda sua história em detalhes. Além disso, conheça algumas das iniciativas futuras nas matérias abaixo:

Carlos Ferreira

É profissional de marketing e pesquisador de temas relacionados à aviação há quase duas décadas. Leva a câmera fotográfica para onde vai e faz mais fotos de aviões do que dos passeios. Responsável pela linha editorial da revista eletrônica AEROIN.net.