KLM pede para que passageiros voem menos

A aérea holandesa KLM fez um vídeo um tanto controverso, pedindo para que as pessoas voem menos e com responsabilidade.

Boeing 777-300ER da KLM pousa em Amsterdã

Ao comemorar seu centenário e sendo a aérea mais antiga do mundo em atividade, a empresa destaca que o voar tem responsabilidade, neste caso ambiental.

Durante o vídeo o passageiro é questionado se “vocês sempre tem que se ver cara a cara? Se sim, porque não escolher um trem da próxima vez?”

Outro ponto destacado é levar menos bagagem para ajudar na redução do consumo de combustível da aeronave.

O vídeo vem em um momento que a União Européia debate o impacto ambiental dos voos. A França debateu o banimento de voos domésticos para favorecer os trens (que poluem menos) e já colocou um imposto ecológico.

A aviação contribui com 2 a 3% das emissões de CO2 no mundo. Porém mesmo “poluindo mais” que os trens, o setor não para de crescer dado a sua velocidade mas também preços: viajar de trem na Europa é mais caro que voar em low-costs, e mais demorado.

Outro projeto da aérea para colaborar com o meio-ambiente é a asa voadora. Veja abaixo o vídeo (legendas em português disponíveis):

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é Piloto Comercial, Despachante, Bacharel em Ciências Aeronáuticas, membro da AOPA e veterano da Western Michigan University #GoBroncos