Korean Air se une às empresas que não veem futuro para o A380 e o 747-8I

Fotomontagem de um Airbus A380 da Korean pousando em St. Maarten – Imagem: pixabay

Se até hoje a companhia aérea coreana Korean Air parecia não traçar planos de retirada breve de seus aviões quadrimotores, não tendo antes feito nenhuma declaração neste sentido mesmo durante os piores momentos da crise aérea gerada pela pandemia da Covid-19, agora as perspectivas parecem ter sofrido uma mudança de rumo.

A Korean Air se junta ao grupo das empresas que não veem futuro para tais tipos de avião e se despedirá de todas as aeronaves de passageiros com quatro motores nos próximos anos, sendo que os Airbus A380 sairão da frota em apenas cinco anos enquanto os modernos Boeings 747-8I vão um pouco mais longe, sendo parados em dez anos. A informação foi revelada pelo CEO Walter Cho em uma entrevista ao FlightGlobal.

Os coreanos têm dez A380 próprios, com idade média de nove anos, e estão se tornando o terceiro maior operador da história do gigante avião com mais seis unidades, que serão agregadas após a conclusão da aquisição da ex-concorrente Asiana Airlines. No total, portanto, dezesseis aviões de dois andares deixarão os céus em até cinco anos.

Boeing 747-8I – Imagem: Kiefer / CC BY 2.0, via Wikimedia Commons

Sobre os Jumbos da mais recente geração, a Korean Air ainda tem nove Boeing 747-8I com idade média de seis anos, portanto, ainda foi dado um período extra de operações ao modelo. O 747-8 é muito raro como aeronave de passageiros, uma vez que, além da Korean, apenas a Lufthansa e a Air China o voam.

A Korean Air não anunciou se também há um prazo para dizer adeus aos cargueiros Boeing 747, porém, dado o sucesso atual até mesmo do modelo 747-400F, possivelmente ao menos o 747-8F deverá ter ainda bastante tempo de voos comerciais pela frente.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Homem sobrevive ao se esconder no trem de pouso do avião...

0
O vídeo mostra funcionários do aeroporto junto ao homem no momento em que ele foi descoberto depois que o avião chegou.