AG600 Kunlong, o novo grande avião chinês, inicia testes para combate a incêndios

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Avião Anfíbio AVIC AG600
AVIC AG600 – Imagem: Alert5 / CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

O grande avião anfíbio AG600 da China, desenvolvido de forma independente, entrou em uma nova fase de testes de voo para avaliação de sua capacidade de combate a incêndios, anunciou sua fabricante nesta quinta-feira, 4 de março.

A aeronave AG600 completou o primeiro teste de voo de suas funções de lançamento de água em Jingmen, província de Hubei, no centro da China, disse a Aviation Industry Corporation of China (AVIC).

Segundo a mídia chinesa, foi um grande passo para o desenvolvimento do modelo de avião anfíbio de grande porte, de grande importância para o país no fortalecimento de sua capacidade de prevenção de desastres naturais e resgates de emergência.

A aeronave teve um bom desempenho durante o teste de suas capacidades de lançamento de água, que é uma das principais funções do modelo anfíbio. Espera-se que o AG600 prossiga com a realização de testes de voo jogando água efetivamente sobre locais de incêndio antes do final do ano, disse a AVIC.

Durante o teste de voo de quinta-feira, a equipe de desenvolvimento do AG600 conduziu uma avaliação preliminar do procedimento de lançamento de água da aeronave. Os resultados fornecerão uma base para o aprimoramento das capacidades de combate a incêndios.

O grande avião multi-função de resgate

AVIC AG600 – Imagem: Divulgação

O AG600, junto com o grande transportador Y-20 e o avião de passageiros de corredor único C919, faz parte do projeto-chave da China para desenvolver de forma independente uma “grande família de aeronaves”.

Com o codinome Kunlong, o AG600 é uma peça-chave do arsenal aeronáutico no sistema de resgate de emergência da China. Destina-se a atender às necessidades de missões de combate a incêndios e resgate marítimo, bem como outras operações críticas de resgate de emergência.

A grande aeronave anfíbia é projetada para operar em condições climáticas e ambientais complexas. Durante as missões de resgate, ele pode realizar buscas na superfície da água em baixa altitude e pode atuar como um navio-âncora durante as missões de resgate aquático e marítimo. A aeronave tem capacidade para resgatar até 50 pessoas por missão.

O AG600 completou com sucesso seu voo inaugural em 2017 e sua primeira decolagem de um reservatório de água em 2018. Por fim, o mais recente marco foi seu voo inaugural sobre o mar em julho de 2020. Segundo a AVIC, a terceira unidade do Kunlong teve sua produção iniciada em janeiro deste ano.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Governo Dória publica edital de concessão para 22 aeroportos regionais paulistas

0
O Governo de SP lança o edital de concorrência internacional para leilão da concessão dos 22 aeroportos regionais, atualmente administrados