Ladrões roubam equipamentos do avião russo do “Dia do Apocalipse”

Um clássico avião russo extremamente modificado para atuar no “Dia do Apocalipse” teve equipamentos roubados na Rússia.

O Il-80 © Alex Beltyukov

O avião é o Ilyushin IL-80, derivado do avião comercial russo IL-86 com modificações que o tornam num avião de controle e comando. Este Ilyushin modificado é utilizado apenas em caso de catástrofe nacional ou destruição de todos os postos de controle em terra, como uma guerra nuclear. A aeronave consegue atuar como um posto de comando móvel grande o suficiente para comandar toda a Rússia.

Todas as janelas foram removidas e a fuselagem é reforçada o suficiente para aguentar a onda gerada por uma explosão nuclear ou um pulso eletromagnético. A bordo dela, em um caso do “Dia do Apocalipse”, vão o presidente da Rússia e seus comandantes, e dali dão todas as ordens, como o fazem normalmente a partir do Kremlin.

Segundo o portal The Drive, a aeronave estava passando por manutenção na região de Rostov, quando pessoas invadiram o pátio, abriram o compartimento de cargas e tiveram acesso aos rádios da aeronave, vindo assim a remover os equipamentos. A informação foi confirmada pelo Ministério do Interior, que afirmou ter aberto uma investigação sobre o caso.

Detalhes do IL-80 © Alexander Shukhov

Não está claro quais rádios foram levados, já que este avião além de ter os diversos rádios de um IL-86 comum, possui outros rádios especiais para monitoramento e transmissão segura entre o presidente, líderes e o comando militar.

São tantos equipamentos que, em cima do avião, existe uma grande “ondulação”, na qual localiza-se uma antena especialmente projetada para essa aeronave. Outra curiosidade é que, para dar energia para todos estes equipamentos extras, há dois geradores elétricos afixados na asa, entre o motor e a fuselagem.

O equivalente americano dele é o Boeing 747-200, designado E-4B e que já esteve no Brasil trazendo o “Santo do Caos”:

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagens pela Avianca Brasil e Azul Linhas Aéreas. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Trailer do filme Top Gun em Lego é lançado; o resultado...

0
O atraso no lançamento da sequência do filme aeronáutico mais famoso do mundo teve seus benefícios: um trailer feito inteiramente em LEGO.